10 Coisas que uma Grávida NÃO Precisa Ouvir

19 de novembro de 2014 by in category Diversos, Gravidez with 0 and 0

Estávamos em um grupo de 6 mulheres. Uma grávida, uma casada com uma filha, outras duas casadas sem filhos e duas solteiras, ou seja, o grupo era formado por diferentes realidades. O assunto? Maternidade e gravidez.

Por um momento resolvi me calar (eu sou a casada com uma filha) e observar a quantidade de informação que brotava de uma conversa de 30 minutos e como muitas vezes uma gestante recebe “conselhos” variados baseados em experiências que a “avó de uma amiga” teve, ou fica sabendo de coisas que aconteceram não se sabe com quem, que nem sempre são úteis, mas deixam uma dúvida e uma angústia para aquela que vai se tornar mãe em poucos meses.

Resolvi escrever o post de hoje com coisas que uma gestante não precisa ouvir e se você quiser contar alguma experiência para a gente, fique à vontade. Vamos espalhar a ideia do “mais amor por favor” principalmente para quem está passando pelo momento mais lindo e mais desafiador das suas vidas: a espera de um filho.

  1. Fulana engordou só 15kg, o filho já tem 5 anos e nada de emagrecer. Você vai fazer dieta né?
  2. Você está andando como um elefantinho com estas pernas abertas.
  3. Tem certeza que não são gêmeos?
  4. O bebê da minha amiga quase se afogou quando vomitou pela primeira vez.
  5. Já pensa em ter outro filho?
  6. Você não está nem pensando em fazer um parto normal, está?
  7. Nossa, que nome diferente!
  8. Durma muito porque depois do nascimento… minha irmã nunca mais dormiu depois que meu sobrinho nasceu!
  9. Você ficou sabendo daquele marido que teve que escolher entre a vida da filha ou da mãe na hora do parto?
  10. E aquela mulher que ficou 30 horas em trabalho de parto e teve que fazer uma cesárea?

É excelente contar com a ajuda de amigos e familiares, desde que realmente esta ajuda funcione e que não cause mais confusão na cabeça da gestante.

O grande “conselho” da Maternity Coach para você é planejamento e informação. Quando você entende como as coisas funcionam e se programa para receber seu bebê, tudo fica mais fácil.

Depois de ouvir estas coisas, penso na importância de procurar apoio no trabalho especializado durante a gestação, nos primeiros dias com o bebê e quando passar por alguma dificuldade. Muitas vezes, ter uma doula, uma consultora em amamentação, alguém que te instrua sobre o sono do bebê e como lidar nos primeiros dias com aquele ser tão pequeno, pode fazer uma grande diferença.

Aproveite sua gestação e tente filtrar algumas barbaridades que chegam aos nossos ouvidos… mesmo quando não pedimos a opinião de ninguém!

 

Foto: Reprodução

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22