6 Razões pelas quais a aprendizagem de sono do seu filho pode não funcionar!

novembro 9, 2017 by in category Sono do Bebê with 0 and 0
Home > Blog > Sono do Bebê > 6 Razões pelas quais a aprendizagem de sono do seu filho pode não funcionar!

Nosso trabalho aqui na Maternity Coach é ajudar as famílias a melhorar a qualidade de sono do seu bebê. Entretanto não são todas as famílias que procuram por uma consultoria quando o filho apresenta algum problema com o sono. Estas famílias recorrem a livros e sites, em busca de uma solução que funcione para o seu bebê.

A maioria das nossas clientes já passou por esta fase da “busca da solução” e acabaram nos procurando para receber um acompanhamento – já tentaram de tudo, mas nada funcionou. Mas por que isso acontece?

Hoje separamos aqui 8 razões pelas quais a aprendizagem de sono do seu bebê pode falhar:

  • Começar a aprendizagem pela soneca. Muitas vezes as famílias pensam em ensinar o bebê a dormir durante o dia já que estão acordadas e ficaria mais fácil do que passar a madrugada fazendo esse trabalho. Entretanto, o desenvolvimento desta aprendizagem pode ser muito maior de noite do que de dia. De noite temos mais silêncio, menos distrações, mais escuridão além da melatonina (hormônio do sono liberado quando o dia termina). Seu filho é capaz de lutar contra o sono o dia todo, mas dificilmente vai fazer isso de madrugada.
  • A criança dorme mamando e os pais querem aplicar as regras / métodos de aprendizagem nos despertares. Isso pode causar uma grande confusão na cabecinha dos bebês. Por que eu posso adormecer mamando, mas uma hora depois, quando eu acordar, eu não posso sugar novamente para manter meu sono? Para as crianças que tem o sono sensível, observar a forma como elas adormecem é primordial para ter sucesso no sono de qualidade no resto da noite.
  • Colocar a criança praticamente dormindo no berço. Em qualquer processo de aprendizagem, a criança deve ir acordada para o berço. Obviamente isso pode ser feito devagar, começando pela sonolência, mas em determinado momento, se seu bebê tiver mais de 4 meses, você deve coloca-lo no berço calmo, porém ainda acordado. Lembre que a primeira fase do ciclo de sono é a sonolência, portanto se você o coloca neste estado, ele já está dormindo.
  • Seu bebê está muito estimulado / muito cansado. Tenha certeza de saber o quanto seu filho precisa dormir. Ter uma rotina diária, com alimentação e sonecas adequadas, é primordial para ter sucesso na aprendizagem. Você gostaria de aprender algo novo se estiver extremamente cansado? A sensação do bebê é a mesma – ter que desenvolver uma habilidade que ele não sabe no meio de um cansaço ou muito estimulado.
  • Falta de apoio. Sinceramente não comece uma aprendizagem de sono se as outras pessoas que moram com você não estão alinhadas com o processo. A privação de sono já é o suficiente para o aumento do stress, então ficará muito difícil manter o processo se ainda houver pessoas na casa te falando que o que você está fazendo não é o certo. Sua chance de desistir é muito grande.
  • Falta de consistência. Dormir é um processo que pode demorar um tempo. É uma aprendizagem diária, não é um milagre. Os resultados podem aparecer em dias ou em meses. Não adianta tentar um método por 2 ou 3 dias e chegar a conclusão que ele não funciona. Certamente se isso acontecer, você precisa se preparar melhor para iniciar o processo.

Alguns estudiosos de sono garantem que os métodos são eficientes e funcionam, mas outro ponto muito importante é verificar se o método escolhido é realmente o adequado para a sua família. Muitos métodos podem funcionar, mas não na sua casa. Pense na sua resistência ao choro, no seu cansaço, até onde você pode ir. Existem muitos métodos. Uns mais fáceis de aplicar com resultados mais demorados e outros muito mais difíceis, que aparentemente trazem resultados mais rápidos.

Aqui acreditamos que você não precisa deixar seu filho chorar para aprender a dormir. Priorizamos métodos gentis, mas quando mudamos um hábito, a criança pode estranhar e demostrar este estranhamento em forma de protesto. Todo choro deve ser atendido, porém da forma correta. Começar uma aprendizagem de sono exige dedicação, paciência e consistência. Com estas 3 qualidades, sua chance de sucesso é altíssima, portanto ter noites inteiras de sono será só uma questão de tempo.

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22