Baby Led Weaning – O Self Service dos Bebês

julho 23, 2014 by in category Alimentação Infantil with 0 and 0
Home > Blog > Alimentação Infantil > Baby Led Weaning – O Self Service dos Bebês

Parece loucura mas muitas famílias da Europa e Estados Unidos já aderiram a este método de alimentação dos bebês – o BLW (traduzindo para o português, quer dizer desmame que o bebê lidera), criado pela consultora em saúde Gill Rapley, responsável também por métodos como o Baby-led Parenting (segundo ela uma forma natural de entender e se conectar com seu bebê)  e Baby-led Breastfeeding (como fazer a amamentação funcionar com a ajuda do seu bebê).

Baby Led Weaning O Self Service dos Bebês

Foto: Reprodução

E como funciona? A partir dos 6 meses, idade em que as crianças podem receber alimentos sólidos, o bebê deve se alimentar sozinho, sem potes ou colheres. Sem papinha, sem purês ou alimentos processados.

A criança deve ser colocada no cadeirão, e a comida da família deve ser colocada na frente dele, diretamente na bandeja do cadeirão (sem pratos) em pedaços pequenos que o bebê consiga segurar. A ideia aqui é o bebê comer no seu ritmo. Ele vai conduzir o processo do que comer e quanto comer.

A consultora garante que o bebê vai comer o quanto precisar, nunca mais do que isso e que certamente demostrará mais interesse por alguns alimentos do que por outros, e assim ficará mais fácil alimentar o bebê, já que absolutamente tudo, com exceção dos temperos picantes, está liberado.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Segundo Gill Rapley, através do BLW os bebês passarão a gostar muito mais de comida, a mãe terá menos trabalho porque não precisará fazer papinhas, processar ou peneirar além de dar para o bebê e as experiências sensoriais da criança ficarão mais desenvolvidas já que ele vai realmente sentir os alimentos: segurar, sentir o cheiro e a textura além de largar e pegar de novo aquilo que mais gostou.

Baby Led Weaning O Self Service dos Bebês

Foto: Reprodução

A dica de quem já tentou é: forre o chão e tente não ligar para a sujeira, que irá acontecer mesmo! Esta é uma experiência diferente e como tudo neste mundo da maternidade, não há receita certa.

Algumas crianças podem adorar ter acesso à tantos sabores e texturas enquanto outras podem querer sempre os mesmos alimentos (não conseguindo os valores nutricionais adequados para a idade).

Você já tentou? Mande sua história para a gente aqui na Maternity Coach! Adoraríamos dividir sua experiência com outras mães!

Add comment

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22