Coisas boas da infância – Conheça a Bonequices: linda loja de bonecas de pano

julho 9, 2013 by in category Diversos with 0 and 0
Home > Blog > Diversos > Coisas boas da infância – Conheça a Bonequices: linda loja de bonecas de pano
Entre muitas lembranças boas que trazemos de nossa infância, uma das que eu mais gosto é a brincadeira de boneca. Brincar de casinha, imitar minha mãe, cuidar de um “bebê” sempre foi uma das minhas maiores diversões. Hoje, sinto grande alegria em perceber que minha filha de 4 anos herdou esta mesma vontade. A “discussão” na escola entre as amigas é sempre a mesma: quem vai ser a mamãe do dia e consequentemente a sortuda que ficará mais tempo com a boneca nas mãos.
Permitir e incentivar os filhos a brincarem de boneca(o) é sem dúvida um ato de carinho. Especialistas garantem que este tipo de diversão ajuda o desenvolvimento infantil (tato, movimento e equilíbrio), melhora seus laços afetivos (a boneca se transforma em uma presença humana para as crianças) além de incentivar a criatividade e a imaginação dos pequenos.
Com tantos modelos no mercado, ainda aposto na boneca de pano, que, além de remeter à infância de muitas meninas que hoje são mamães, permite o movimento de braços e perninhas, tem um toque delicioso, não machuca e, se bem feitas, parecem obras de arte.
Com muita criatividade e carinho, a loja virtual Bonequices nos presenteia com muitas destas pequenas obras de arte. Claramente conseguimos perceber a preocupação com os detalhes e a ternura destas lindas bonecas de pano e como elas mesmas dizem “costuradas à mão e preenchidas com amor”.
Curta esta entrevista com as talentosas idealizadoras desta deliciosa lojinha – a bonequeira e arteira Joana e sua filha Juliana.
 
Lambendo a Minha Cria: Quando surgiu a inspiração em vocês para criar as bonecas de pano?
Bonequices: Minha mãe, a Joana, é artesã há muito tempo. Quando alguém pergunta o que ela faz, fica até difícil responder: ela produz acessórios, itens para a casa, bonecas, através de patchwork, arte em feltro, reciclagem… Então, ela sempre produziu bonecas sob encomenda, junto com tudo que ela já fazia e que ensinava – ela também dá aulas de artesanato.
Em meados de 2005, eu pedi que ela fizesse uma boneca para eu presentear a uma amiga. A amiga gostou e depois encomendou para mais uma amiga. Até ali, quem estava ganhando as bonecas eram moças bem crescidinhas, com seus 20 e poucos anos! Mas mães começaram a ver e pedir para suas filhas pequenas. O que minha mãe já vinha fazendo todo esse tempo, decidimos agora reunir num só espaço e passar a criar itens especiais, para quem quisesse presentear dessa forma, com exclusividade, criatividade e afeto.
 
Lambendo a Minha Cria: Criar bonecas de pano é uma arte bem antiga. Qual é o diferencial da Bonequices?
Bonequices: Primeiro, nós buscamos exatamente resgatar essa arte e a delícia de brincar com uma boneca macia, fofinha, que se encaixa nos braços e que tem esse toque delicado do que é feito à mão. Retomar aquele clima gostoso da infância das mães e avós das crianças de hoje, que já brincaram com essas bonecas cheias de significado, feitas por mulheres especiais de nossas famílias como um gesto de amor e carinho. Um brinquedo assim faz a imaginação ir mais longe e aquece o coração de quem ganha.
Por outro lado, temos também outras bonecas mais modernas, personalizadas com a carinha da criança (ou adulto, porque recebemos muitas encomendas para os crescidinhos!), temos uma linha de bonecas que são personagens de filmes e desenhos. E mesmo quando trabalhamos com essa roupagem mais moderna, tudo é sempre baseado no fazer artesanal.
 
Lambendo a Minha Cria: Além das bonecas, vocês pretendem “fabricar” outros brinquedos de pano?
Bonequices: Tem muita surpresa boa saindo das máquinas de costura! Em breve, vocês verão a linha de personagens de filmes e desenhos, bonecos para a família, bichinhos para crianças pequenas poderem abraçar e levar para todo lado, além de parcerias lindas… Para não entregar as surpresas (senão, qual é a graça?), podemos voltar aqui para contar em primeira mão? : )
 
Lambendo a Minha Cria: Alguma história boa sobre as bonecas para contar?
Bonequices: Quando eu era pequena – minha mãe que é a artesã do Bonequices – não tinha dinheiro para comprar as caras bonecas de plástico dos anos 80 e seus acessórios. Quem é dessa geração vai entender bem do que estou falando! Mas sabe do que lembro com mais carinho? Dos retalhos que ela me ensinava a transformar em roupinhas, dando nós e fazendo laços com fitas. Dos armários que ela construía com caixas de alimentos. Ninguém tinha igual! Era aquele toque de criatividade e amor que transformava minhas brincadeiras. Acho que é isso que queremos levar adiante, esse momento de inventar possibilidades, abraçar com gestos, despertar essa conexão e esse afago.
Um pedacinho das novidades que estão pra chegar no Bonequices
 
Lambendo a Minha Cria: Como as pessoas podem acompanhar vocês?
Bonequices: Para quem quiser ficar por perto e conhecer mais o nosso trabalho, é só nos visitar e manter contato:
Ah, tem novidade boa para quem se cadastrar na nossa Newsletter: ganha um e-book com desenhos para colorir bem lindinhos, produzidos pelo Bonequices. É só acessar o link de cadastro lá no nosso site.
Quem passar por lá, deixa um “oi” pra gente! Queremos fazer amizade com quem também quer espalhar coisa boa pelo mundo!

Add comment

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22