Meu bebê de 4 meses não dorme mais!

3 de agosto de 2015 by in category Comportamento do Bebê, Sono do Bebê with 0 and 0

Seu bebê costumava dormir a noite toda e após os 4 meses passou a acordar de hora em hora? Isso é bastante comum e é a chamada regressão de sono aos 4 meses e geralmente acontece quando o bebê já possui algumas associações erradas de sono (dormem mamando, embalados ou na cama dos pais e são colocados no berço em sono profundo). O bebê poderia até dormir antes a noite toda, mesmo com estas associações, mas com a mudança no padrão de sono dos bebês aos 4 meses, eles passam a precisar de ajuda para voltar ao sono a cada ciclo de sono que termina.

Se isso acontecer, está na hora de você ensinar seu bebê a dormir de uma outra forma, que não seja através destas associações, mas talvez estas dicas do post de hoje já possam ajudar seu bebê a ter noites mais tranquilas:

– Tente um banho e uma massagem relaxante para dividir o dia e a noite;

– Diminua as luzes e o ritmo do seu bebê após o banho;

– Tente a mamada dos sonhos mesmo com seu bebê dormindo perto das 23h00;

– Reveja o horário de colocar seu bebê para dormir. Ele não pode passar do ponto mas deve estar preparado para adormecer. Geralmente o melhor horário é entre 19h e 20h00.

– Crie um ritual de sono repetido e tome cuidado com as associações de sono;

– Tente, aos poucos, com bastante carinho e paciência, diminuir o embalo. Você pode ninar seu bebê até que ele relaxe e tentar coloca-lo no berço sonolento, porém acordado;

Além dos despertares noturnos, seu bebê pode ter alterações no apetite, começar a fazer sonecas curtas e ficar um bebê mais chorão durante o dia devido à esta alteração no padrão do sono.

Nestes casos é importante entender o seu bebê, identificar as associações incorretas de sono e trabalhar estes hábitos. Existem diversas técnicas para ensinar os bebês a dormirem melhor. Aos 4 meses, tudo pode ser feito com muita calma, paciência e carinho, para que a hora de dormir seja uma parte boa do dia (para os pais inclusive!).

Se seu filho está passando por um momento difícil no sono, nossa especialista em sono infantil poderá te ajudar a entender esta fase do seu bebê e trabalhar estas associações da melhor forma para que seu filho tenha um sono de qualidade e dias mais tranquilos.

Tem dúvida se a consultoria de sono é para você? Escreva para a gente no michelemelao@maternitycoach.com.br, explique suas dificuldades e tire suas dúvidas!

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22