O Orgulho do Papai…

outubro 24, 2012 by in category Diversos with 0 and 0
Home > Blog > Diversos > O Orgulho do Papai…

Do que temos orgulho? Do carro novo que o vizinho verá na garagem ou a medalha que o filho ganhou como prêmio de participação na olimpíada da escola?
Educar pelo exemplo. Este deve ser um dos maiores desafios deste mundo moderno. Como é difícil resistir ao carro novo, roupa nova, móvel novo. Mesmo que se tenha dinheiro, o preço do consumismo exacerbado na frente das crianças pode ser muito maior do que se espera. Não acho que não podemos ter coisas novas. Renovar é bom e faz parte da vida das pessoas. Todos adoramos novidades e isso faz muito bem. O que não podemos é deixar que as crianças não percebam o valor das coisas. O ato simples de uma criança estragar algo sem sofrer consequências pode fazer um estrago no futuro. Tive o desprazer de presenciar uma história que achei deprimente…

Eu morava em um prédio onde tinha uma destas crianças “insuportavelmente mimadas pelos pais”. Um dia o menino quebrou a porta da entrada do hall social do prédio (que era de vidro) com um taco de bilhar do salão de jogos. Ele não podia entrar no salão de jogos, muito menos tirar o taco de lá para levar para outra área do prédio. Quando questionado, o pai simplesmente disse que ele pagaria por qualquer estrago do filho e que o menininho poderia fazer o que quisesse. Ele só não pensou no estrago que estava fazendo na vida do “menininho” que, “surpreendentemente” não tinha amigos e ninguém gostava quando ele chegava. E parei para pensar em quantos adultos que conheço que provavelmente tiveram este exemplo na criação. Muitos.
Por isso acho que é tão importante mostrarmos orgulho pelas coisas conquistadas e cuidado com elas. Por isso, os nãos devem chegar desde cedo. E não importa ser rico ou pobre. A vida mostra seu lado menos florido para todos.
Apesar de vivermos na era da facilidade, da internet e das inúmeras opções de compra, vivemos também a era do consumo consciente e da preservação. Além do planeta, os valores das crianças também merecem esta preservação.
A humanidade agradece!

Add comment

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22