Técnicas do Sono: Como fazer seu bebê dormir?

23 de janeiro de 2013 by in category Sono do Bebê with 3 and 0

Muitas mamães me procuram para saber dicas, técnicas ou mesmo conhecer as experiências de outras mães que conseguem ter noites tranquilas de sono depois de terem filhos. Por isso resolvi fazer este post hoje.
Primeiramente quero lembrar aquele assunto muito “batido” mas que funciona muito bem com as crianças: rotina. O bebê deve saber que aquela é a hora de dormir. O jantar, um banho, a diminuição das luzes da casa, uma história ou uma música calma é o primeiro passo de uma noite tranquila. Não saber o que vai acontecer causa inquietação e insegurança nas crianças, que consequentemente não querem dormir porque não entendem o sono como um hábito que deve ser respeitado – como tomar banho todos os dias. Ninar o bebê pode ser muito gostoso no primeiro ou segundo mês de vida do bebê mas com o passar do tempo muitas mães não aguentam o peso da criança e o hábito de dormir sem esta “intervenção” será bem difícil de ser alterado mais tarde.
O ideal é que o bebê durma sozinho, em seu berço. Parece utopia em muitas casas, mas é possível e existem algumas técnicas para ajudar a realização deste milagre. 
Particularmente aprecio muito duas técnicas de sono comportamentais. A primeira delas é o choro controlado. A técnica consiste basicamente em deixar a criança chorar um pouco no berço antes de correr para o lado do bebê logo no primeiro grito. Este tempo pode começar com um minuto e o intervalo de tempo deve aumentar gradativamente. Estes intervalos maiores permitirão que a criança se autorregule e pare de chorar sem a intervenção dos pais. Outra técnica muito eficaz é a do “acampamento”. Um dos pais fica dentro do quarto, sentado, sem falar nada e sem fazer nenhuma intervenção até que o bebê adormeça sozinho, tranquilo apenas por sentir a presença de alguém no quarto.
Estudos mostram que de 20 a 30% das crianças apresentam algum problema com o sono, portanto este é só o primeiro de muitos posts sobre este assunto.
Além das técnicas, vale lembrar que toda mudança causa transtorno. Se seu bebê não está acostumado com uma rotina, será necessária extrema paciência para que ele entenda os novos hábitos. Apesar disso, garanto que o esforço valerá a pena!
Boas noites de sono para todas as mamães e papais!!
Beijos

3 Comments

  • Roberta Leal Pimentel
    on 24 de janeiro de 2013 Responder

    Olá Michele, passando por aqui para retribuir suas visitas no meu querido blog…rsrs…parabéns viu, gostei bastante do seu…vamos nos falando!!!! Roberta

  • Michele e Claudia
    on 26 de janeiro de 2013 Responder

    Oi Roberta! Obrigada pela visita. Meu blog ainda está nascendo… preciso aprender muita coisa ainda sobre a “blogosfera”. Além disso falta tempo. Sou mãe, esposa, filha, secretária, escritora e blogueira (nessa ordem… rsrs), mas agradeço muito sua passagem. Fiz o blog com a intenção de divulgar meu livro mas ainda não aprendi direto como fazer isso. Ler blogs como o seu ou como o Mãe é Tudo me ajudam muito.
    Vamos nos falando sim!!
    Michele

Add comment

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22