Guest Post – 5 motivos para ler histórias para seu filho antes de dormir

19 de dezembro de 2016 por no assunto Guest Post with 0 and 0

O post de hoje é uma colaboração da Camila Morais e fala sobre a importância de ler para as crianças!

 

As tradicionais “histórias de ninar” já não são mais tão populares quanto eram em gerações passadas. Felizmente, cabe a nós, papais e mamães, reacender essa tradição que traz diversos benefícios às crianças de todas as idades. Por isso, enumeramos cinco motivos para ler histórias para seus filhos antes de dormir. Leia abaixo!

 

  1. Ler para seu filho cria uma conexão especial
    Isso acontece por vários motivos. Para muitas crianças, a hora de dormir não é das mais fáceis, já que é uma das poucas horas em que ela fica completamente sozinha. Por isso, ao ler a seu lado, você ajuda a criar um senso de segurança e cumplicidade para seu filho, o que é benéfico não só para a hora de dormir, mas também para reforçar o relacionamento entre pais e filhos no dia a dia.
  2. Ler é relaxante a ajuda a dormir
    Se seu filho dorme ainda no começo da história, não significa que a história não seja boa ou que você esteja fazendo algo errado. Isso, na verdade, demonstra o quão confortante e relaxante a sua voz é para a criança.
  3. Uma pausa importante nos eletrônicos
    As luzes de telas de computador, telefone ou celular ou tablet têm um efeito que confunde a nossa mente sem sabermos, “enganando” nosso corpo a pensar e agir como se ainda fosse dia. Por isso, tente evitar essas luzes depois do anoitecer. Troque as telas por um bom livro e o seu ciclo de sono (e de seu filho) funcionará da maneira correta.
  4. Ler para seu filho estimula aspectos importantes
    A leitura traz inúmeros benefícios, e alguns deles são muito importantes durante a infância. Contar (e ouvir) historias estimula a imaginação e a criatividade, além de incentivar o hábito de leitura na criança. Crianças que têm contato com livros desde cedo possuem maiores chances de se tornarem ávidos leitores (e como sabemos, leitura é conhecimento!) mais tarde.
  5. Ler é aprender
    Você vai descobrir que ao ler para seu filho antes de dormir, você ensina e também aprende. Pode ser que a história ensine algo sobre animais, ou outros países, ou situações novas para seu filho – e as perguntas e comentários que os pequenos fazem também lhe ensinarão coisas novas e darão dicas sobre o que eles estão pensando ou sentindo.

 

Se você ainda não possui esse hábito, nunca é tarde para começar. A história infantil pode vir de um livrinho ou da sua imaginação – o importante mesmo é passar esse tempo junto ao seu filho antes de todos caírem no sono. E se precisar de alguma inspiração, veja aqui um exemplo de história infantil.

 

Camila Moraes – “Ainda sem filhos – mas louca para ser mãe – sou tia de duas lindezas de 1 e 3 anos. Me formei em Letras, tenho planos de me especializar em literatura infantil e, desde a primeira gravidez da minha irmã, fui sugada pelo universo da maternidade. Leio sobre tudo, desde como dar banho em bebê até receita de papinhas, e não vejo a hora de chegar a minha vez de colocar isso tudo em prática! Espero poder compartilhar algumas coisas que aprendi, e principalmente aprender ainda mais com vocês por aqui”. 


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22