A Mamada dos Sonhos – Fazer ou Não?

27 de março de 2015 por no assunto Amamentação, Sono do Bebê with 0 and 0

Muitas vezes quando iniciamos um processo de ensinar os bebês a dormirem as mães me perguntam sobre incluir ou não a mamada dos sonhos e se isso é uma maneira de ajudar os bebês a dormirem por mais tempo à noite. Por este motivo, resolvi escrever para nossas leitoras sobre esta técnica para que vocês possam decidir se isso pode ser uma boa alternativa para sua família ou não.

O que é a mamada dos sonhos?

É uma tentativa de “encher o tanque” dos bebês perto das 23h00 para que eles não sintam fome durante a madrugada e, quando ela funciona, traz muitas vantagens para os pais:

– a mamada dos sonhos é mais facilmente eliminada do que as mamadas frequentes de madrugada;

– muitos bebês dormem melhor e precisarão ser alimentados apenas no dia seguinte;

– ajuda os pais a perceberem se o bebê acorda todos os dias nos mesmos horários por fome ou por um problema comportamental (não sabem o que fazer a cada ciclo de sono que termina e precisam do peito para voltar a dormir).

Indicação:

Geralmente eu sugiro a inclusão da mamada dos sonhos para os bebês com no máximo 6 meses. Depois disso, com a inclusão da alimentação sólida, o sono do bebê deve se aproximar cada vez mais do sono do adulto (dormir a noite toda) e, se seu filho não estiver acostumado a mamar dormindo, dificilmente ele vai se interessar por mamar este horário e quando isso acontecer, a mamada pode ter muito curta (não evitando que seu bebê acorde com fome depois).

Além disso, com a mudança do padrão de sono para mais próximo do sono de um adulto, provavelmente o bebê estará em sono profundo neste horário.

Também não indicamos incluir a mamada dos sonhos para bebês que estão extremamente cansados e com privação de sono (sonecas muito curtas, noites muito picadas) porque será mais uma vez que o bebê irá acordar e isso pode ser mais prejudicial do que ajudar.

Como fazer:

O bebê deve ser delicadamente tirado do berço e ir direto para o peito. Você pode estimular acariciando do rosto do bebê, colocando o bico na boquinha dele. Talvez leve um tempo para que ele comece a mamar. Logo após a mamada, ele deve voltar para o berço.

Muitos bebês não precisam nem mesmo arrotar porque estão tão relaxados para mamar que pouco ou nenhum ar ingerido por ele durante a mamada.

Para os que usam mamadeira, o ideal é que o bebê nem saia do berço.

Tente não estimular muito o bebê, apenas o suficiente para que ele mame o suficiente para dormir por mais horas (a sua base pode ser o tempo que ele leva nas outras mamadas). Se for muito menos, a mamada dos sonhos não vai funcionar.

O horário é importante: dar a mamdada dos sonhos muito tarde pode ser prejudicial para o sono do seu bebê, criar uma associação de acordar no meio da madrugada por hábito, e não por fome.

Quando não funciona?

Lembre-se que você só pode dizer que não está funcionando depois de pelo menos 1 semana de tentativas. Se depois deste tempo seu bebê continuar acordando de madrugada ou não começar a mamar mais no horário da mamada dos sonhos, não está funcionando e é hora de pensar em outras técnicas para fazer seu bebê dormir por mais tempo.

Ainda tem dúvidas? No nosso canal do Youtube também falamos sobre a mamada dos sonhos!

 

Tem problemas no soninho do bebê? Saiba como nossa consultora de sono materno infantil pode te ajudar. Escreva no maternitycoach@maternitycoach.com.br


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22