Pesquisar
Close this search box.

Alertas Importantes – Segurança do Sono

segurança do sono

Vamos falar de segurança do sono da criança e entender porque é tão importante seguir alguns cuidados, especialmente enquanto o bebê está dormindo?

Hoje meu post é sobre dois alertas que recebi semana passada e que acho muito importante compartilhar.

Vi no programa da Fatima Bernardes um pediatra que, entre diversos assuntos, falava sobre a posição que o bebê deve dormir. Segundo ele, todos os bebês só poderiam dormir de barriga para cima ou no máximo (não recomendado) de lado. NUNCA de bruços.

O que me assustou foi a informação de que existem muitos casos de morte súbita em bebês onde a causa é a posição em que as crianças estavam dormindo – de bruços. Então esse é um assunto extremamente importante quando falamos da segurança do sono do bebê.

Por que dormir de barriga para cima faz diferença na segurança do sono do bebê?

O bebê não consegue se virar para respirar e acaba “sufocado” nesta posição.

Outra informação útil que ele deu foi a de que os pais só devem permitir que a criança fique de bruços quando supervisionada. Mesmo acordado, o bebê nunca deve ser deixado nesta posição.

Outro alerta (muito triste) que recebi foi de uma amiga que recebeu um pedido da escola de seu filho para participar de uma reunião extraordinária. Nesta reunião, onde todos os pais de alunos foram convidados, foi dada a notícia do falecimento de um dos alunos por engasgamento.

A direção da escola convidou também o chefe do corpo de bombeiros da região para falar sobre isso e o que eu realmente gostaria de dividir com todas vocês são as informações dele. Segundo o bombeiro, existem dois alimentos com um índice altíssimo de engasgamento em crianças até 6 anos: o tomate cereja e a uva. Apesar de muito nutritivos, ele pediu para os pais nunca deixarem os filhos comerem estes dois alimentos inteiros.

A uva e o tomate oferecidos para as crianças devem ser cortados ao meio, SEMPRE. Deixou bem claro que o problema não é o caroço, mas a forma dos alimentos. “Muitas crianças até 6 anos ainda não mastigam bem e estes alimentos inteiros muitas vezes não conseguem passar pela garganta, causando o engasgamento”. É isso mães… todo cuidado é pouco.

Enfim, hoje um texto triste, porém necessário.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

2 respostas

  1. OLá, vim retribuir a visita, e achei bem legal vc ter trazido esse tema pra cá. Sempre pensei nessa história da uva e do tomate. E muita gente me chamava de neurótica porque eu cortava a uva no meio. Até que um dia, dei inteira, e Léo deu uma engasgada. Por sorte, saiu de primeira… Temos mesmo é que ficar atentas. Hoje ele como inteira, mas sempre com a minha supervisão e eu repetindo “devagar, mastiga”. Vale o alerta! Beijos e nos vemos em breve via blogs né?
    Beatriz
    maedacabecaaospes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes