Pesquisar
Close this search box.

As Dificuldades de Sono Após 2 Anos – Soneca

Dificuldade de sono após 2 anos

Muitas vezes a criança sempre dormiu bem mas o sono após 2 anos começa a ficar complicado, especialmente durante o dia.

Seu filho sempre teve costume de fazer uma soneca depois do almoço, porém há algum tempo começou a negar a soneca. Terminou de comer e a criança não aparenta nenhum sinal de sono, está totalmente disposto. Fim de tarde é difícil porque ele fica cansado, mas não é hora de dormir.

Essa situação é familiar?

Recebo diversas mensagens de famílias preocupadas com filhos que começaram a ter dificuldade de sono após 2 anos, principalmente nas sonecas. Apesar das crianças precisarem do sono do dia até pelo menos 3 anos (o ideal é que durmam até 4 anos), muitas negam o cochilo do dia.

Meu post de hoje é sobre isso, já que provavelmente isso é só uma “luta” para não dormir, mas seu filho ainda precisa desse descanso no meio do dia.

Por que isso acontece com o sono após 2 anos?

Geralmente a razão disso são os marcos de desenvolvimento tão fortes nessa idade. A criança consegue correr com facilidade (o que é um marco físico importante), tem um desenvolvimento incrível na linguagem, além de outros avanços cognitivos e motores que fazem com que ela não queira diminuir o nível de energia. Ela quer praticar o tempo todo.

Como agir para que ele faça a soneca?

Minha sugestão é insistir nesse descanso, tão importante para o desenvolvimento da criança. Podemos pensar que é o fim do cochilo, mas é normal ter apenas essa dificuldade de sono após 2 anos.

Existem algumas práticas que você pode adotar para que seu filho não abandone de vez esse sono do dia:

– Tenha um ritual de soneca. Depois do almoço, você pode tentar levar seu filho para um ambiente calmo, com poucas luzes, fazer uma troca, contar uma história e ficar ao lado dele dando carinho até que ele adormeça. Algumas famílias dão um banho antes do almoço, e isso muitas vezes ajuda ainda mais no relaxamento da criança.

– Tente não sair de casa na hora da soneca. Isso pode causar mais estímulo e a criança provavelmente não vai dormir em um ambiente muito diferente.

– Se seu filho não dormir de forma nenhuma, tenha ao menos 30 minutos de descanso. Deite com ele, leia algo, tire as telas e faça o possível para que ele descanse um pouco.

– Evite brincadeiras muito agitadas depois do almoço.

– Reveja as horas que ele está dormindo de noite. Toda criança tem sua capacidade de sono, que nessa idade gira em torno de 12 a 13 horas. Se seu filho dormir essa quantidade de horas de noite, pode ser que não tenha sono de dia. Neste caso é importante ver com o pediatra se a família pode eliminar a soneca ou se é preciso diminuir um pouco o tempo de sono noturno para que a criança tire um cochilo de dia.

Além das dicas acima, pense sempre que isso pode ser apenas uma fase e que a criança deve ter a oportunidade de descansar no meio do dia. Promova esse tempo de descanso e sempre repare no comportamento do seu filho. Uma criança que dorme menos do que deveria normalmente fica nervosa, chora por qualquer motivo e apresenta sinais de sono.

Se seu filho está feliz, se alimentando bem e se desenvolvendo adequadamente, provavelmente não há motivo para se preocupar. Apenas sugiro conversar com o pediatra para ver se as horas de sono estão adequadas para a idade dele e se está tudo bem em eliminar o sono durante o dia.

E se tudo estiver muito difícil, estou aqui para te ajudar! Entre em contato pelo WhatsApp e saiba como a minha consultoria pode transformar o dia e as noites de sono da sua família!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes