Pesquisar
Close this search box.

Como diferenciar: regressão de sono ou mau hábito?

Como melhorar as sonecas do seu filho

Neste artigo, vamos falar sobre a mudança de padrão de sono da criança. Será que é uma regressão de sono ou mau hábito?

Não existe uma fórmula mágica para saber o motivo do sono do seu filho ter piorado, nem algo que caracterize exatamente um destes 2 problemas de sono, mas a principal dica que temos é que a família espere de 2 a 3 semanas para ver se algo acontece naturalmente.

regressão de sono ou mau hábito

Como saber se é uma regressão de sono ou mau hábito

Pode ser que o sono do seu filho piore pela chegada de um dentinho ou alguma outra gripe, virose ou algo que ainda irá se mostrar em poucos dias e não há motivo para desespero se seu filho tiver alguma dificuldade com o sono apenas por este curto período.

Entretanto, se passar este tempo e seu filho continuar com grandes dificuldades e se você não perceber nenhuma melhora, ou seja, o problema está estacionado, é hora de fazer alguma coisa para que isso não se torne permanente, ou pelo menos dure muito tempo, pois pode ser regressão de sono ou mau hábito, mas nos dois momentos a criança precisa de ajuda.

Note que estamos falando de esperar este tempo de 2 a 3 semanas para crianças que dormiam bem e passam a ter problemas de sono.

Se o sono do seu filho sempre foi ruim, quanto antes você atuar nestes hábitos para que ele tenha mais qualidade de sono, melhor, porque quanto mais o tempo passa, mais enraizado os hábitos se tornam.

O sono pode não ser perfeito até os 2 anos, onde acontecem as principais regressões, conforme falamos no primeiro e no segundo texto desta série, mas quando a criança sabe dormir e tem um sono com qualidade, ela passa pelas regressões e volta a dormir melhor dentro deste período.

No fim, ninguém neste mundo conhece melhor a criança do que os pais, e, portanto, conseguem avaliar a situação com mais clareza e entender se é algo passageiro ou se é uma situação que vem piorando com o passar dos dias.

Muitas mães nos procuram com o sentimento de culpa pelo sono ruim dos bebês.

Eu sempre digo que não é porque uma coisa está ruim, por culpa ou não dos pais, isso não precisa ficar assim, seja em uma regressão de sono ou mau hábito.

Algumas crianças pioram muito o sono do dia quando se trata de uma regressão de sono ou mau hábito. Então se quiser saber mais sobre isso, clique aqui e veja esse outro artigo aqui do blog.

Da mesma forma que os bebês aprenderam algo que não está bom naquele momento, eles têm uma capacidade incrível de se adaptar a uma nova situação.

Precisa de ajuda para entender melhor o sono do seu filho e saber se estamos falando de uma regressão de sono ou mau hábito?

Tenho diversos atendimentos que certamente poderão atender sua necessidade.
Conheça meus planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.

Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Não sofra mais, dê o primeiro passo, me chame no WhatsApp e vamos conversar!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes