Como Estabelecer Bons Hábitos de Sono – 4 Dicas muito importantes!

10 de dezembro de 2014 por no assunto Sono do Bebê with 0 and 0

Com tantas informações, muitos pais me procuram confusos e frustrados sobre os hábitos de sono dos seus bebês. A internet, os parentes, a comparação com o filho do amigo. Tudo isso pode deixar os pais sem saber qual caminho seguir para construir bons hábitos de sono para seus filhos.

Como especialista em sono infantil, gostaria de deixar algumas dicas importantíssimas para que você tenha um bebê mais saudável, mais animado e preparado para encarar o mundo ao seu redor.

  • Ambiente de Sono

– Iluminação: o quarto do seu bebê deve ser o mais escuro possível. Se ele não tiver medo de escuro, as luzes devem ficar apagadas e uma cortina com blackout pode ajudar muito os bebês madrugadores;

– Temperatura: aqui no Brasil temos uma variação imensa do clima. Sempre vejo com as mães se seu bebê não está com frio ou calor porque isso pode atrapalhar bastante a noite de sono do seu bebê;

– Sons: muitos bebês dormem sim com barulho e em qualquer lugar mas esse pode não ser o caso do seu filho. Tente diminuir o ritmo da casa até seu bebê entrar em sono profundo já que sons e barulhos podem atrapalhar bastante especialmente no começo do sono.

  • Rotina

– A partir dos 3 meses, seu bebê já é capaz de fazer associações de sono. Invista tempo para pensar em uma rotina sólida e agradável para não transformar a hora do sono em uma guerra. Evite televisão ou outros aparelhos eletrônicos antes do sono e aproveite para passar bons momentos com seu bebê. Incluir banho e massagem na rotina muitas vezes é algo que ajuda ter um bebê mais calmo para a hora do sono.

  • Perceba o ciclo biológico do seu bebê

Se você fizer um diário, vai perceber que seu bebê tem um ciclo de sono e vigília mais ou menos constante. Observando estes horários, fica mais fácil estabelecer a hora das sonecas, das atividades, da alimentação e do sono noturno. Mesmo quando a mãe faz a opção de promover uma reeducação de sono para seu bebê, ter os horários mais definidos ajuda muito no sucesso da aprendizagem.

  • Dê a oportunidade do seu bebê aprender a dormir

Os bebês não nascem com a habilidade de dormir, isso é algo que deve ser aprendido. Pensando nisso, minha dica aqui é que você dê a chance do seu bebê aprender a fazer isso. Quando ninamos ou damos o peito até o bebê dormir, podemos sim construir uma associação errada de sono e quando o bebê acordar de madrugada, ele pode precisar voltar àquela situação anterior para voltar a dormir. Esta é a principal razão de ser importante colocar seu bebê no berço bastante sonolento, porém ainda acordado para que ele saiba em que ambiente ele adormeceu.

Existem vários métodos de aprendizagem de sono. Se seu bebê não dormir direito, nos procure para conhecer nosso trabalho de consultoria e reeducação de sono para ter noites mais tranquilas e restauradoras. Dormir é importantíssimo para o descanso dos pais, mas acima de tudo para o bom desenvolvimento do seu bebê.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22