Como os bebês enxergam?

1 de julho de 2013 por no assunto Diversos with 0 and 0
Às vezes fico pensando como seria interessante se pudéssemos lembrar da primeira vez que enxergamos o mundo fora da barriga da mamãe… deve ser uma experiência incrivelmente assustadora. Imagine só, sair de um lugar escuro, quentinho e cheio de “água” e ir parar em um ambiente com cheiro estranho, cheio de luzes, de gente com máscaras e toucas que mais parecem ETs que te limpam, de examinam, te abraçam… fora aqueles que estão chorando. Por que será que choram tanto?
E mesmo com todos estes estímulos, nós todos, heróis desde o nascimento, abrimos os olhinhos e começamos a enxergar este imenso mundo. Simplesmente emocionante!
Primeiramente é legal falar que a visão do bebê começa a se desenvolver na sétima semana da gestação. E a partir daí a aventura começa.
 
Quando o bebê nasce, sua visão de borrões alcança aproximadamente 20cm, e é por isso que o rosto da mamãe (que está sempre pertinho) é sua maior atração. Nesta fase é muito comum que os bebês fiquem vesguinhos, portanto se isso acontecer, não há motivo para se preocupar.
No segundo mês, este alcance passa para 50cm e o bebê consegue fixar o olhar. A partir desta fase, as cores ficam mais distintas.
Quando chega o terceiro mês, o bebê consegue acompanhar o movimento de pessoas e objetos e é possível que ele já apresente preferência por algumas cores (especialmente as primárias). A partir deste mês o bebê consegue reconhecer sua mamãe.
Só a partir do quarto mês de vida o bebê reconhece outras pessoas e consegue saber se algo está perto ou longe (começa a percepção de profundidade e o alcance aos óculos, cabelos e brincos fica muito melhor).
No quinto mês os bebês conseguem perceber diferenças entre os tons pastéis e consegue ver objetos bem pequenos.
E finalmente entre o sexto e o oitavo mês, nosso tesouro já tem praticamente a visão de um adulto.
 
Outra dúvida comum das mamães: a cor do olho. A pigmentação só é TOTALMENTE definida quando a criança completa 3 anos. Entretanto, bebês com a íris mais escura dificilmente terão alguma alteração na cor, enquanto que aqueles com os olhos claros terão sua cor mais ou menos definida com 1 ano de idade (podendo ainda sofrer alterações até os 3 anos).
 
Importante ressaltar que os pais tem um papel importante na visão dos bebês. Os primeiros cuidados começam na higiene adequada e os estímulos (na dose certa!) ajudam bastante no desenvolvimento. Movimentar os objetos, olhar o bebê nos olhos, mostrar as cores ou mesmo balançar a cabeça perto do bebê são atitudes que ajudam muito a visão dos recém-nascidos. Além disso, devemos ficar atentas ao exame do pediatra. Os olhinhos sempre devem ser examinados e a primeira consulta ao oftalmologista deve acontecer até o primeiro ano de vida do bebê!
 
Com carinho de mamãe,
Michele

Add comment


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22