Pesquisar
Close this search box.

A Culpa da Mãe e o Sono do Bebê

A culpa da mãe parece algo interminável. Se o bebê mama demais, a culpa é da mãe, de menos, também. Se dorme demais, adivinha? E se não dorme? Aí sim só pode ser culpa da mãe que não sabe fazer o bebê dormir!

Quanto palpite e quanta dificuldade enfrentamos neste momento que por si só já é bastante desafiador. Como se além do aprendizado de ser mãe, da privação de sono, das mudanças drásticas de horários e estilo de vida, ainda precisamos de alguém para fazer com que nos sintamos culpadas por alguma dificuldade do bebê.

No meu trabalho, lido com mães o dia todo e, para minhas clientes, como o contato é frequente, fica fácil acompanha-las nestas dificuldades, mas e para nossas leitoras? Separamos aqui  3 dicas para que as mães se sintam como devem se sentir (sem culpa): MÃES, humanas, com a intenção sempre de ajudar e fazer o melhor para seu filho.

1ª dica para aliviar sua culpa

Siga seu instinto.

Ninguém melhor do que você sabe reconhecer as necessidades do seu filho. Não podemos dividir as crianças em grupos e querer que seu filho se encaixe em um grupo. Exemplo clássico: os filhos das minhas amigas que estão na faixa etária do meu dormem 3 vezes por dia, mas aqui em casa, só acontecem 2 sonecas. Claro que existe uma média de horas que a criança dorme em cada faixa etária, mas outros fatores como peso por exemplo também influenciam no sono. Seu bebê tem uma necessidade única.

Para entender a necessidade do bebê, preste sempre atenção ao comportamento dele. Isso é o que importa. Se ele está bem, reagindo bem aos estímulos, se alimentando adequadamente e com o desenvolvimento adequado de acordo com o pediatra, siga em frente sem culpe, e sem precisar adaptar a rotina dele ao que os outros fazem geralmente naquela idade.

2ª dica

Nem sempre o método de aprendizagem que sua amiga fez vai funcionar na sua casa.

Não existe um livro milagroso que funcione para todas as crianças. A Encantadora de Bebês é um bom exemplo. Aquele método de pegar o bebê e colocar no berço sempre que protestar pode deixar muitas crianças extremamente estimuladas e os pais exaustos, ou seja, não vai funcionar. A melhor coisa é entender o problema de sono do seu filho. Faça um check list. Do que ele precisa para dormir? Existe alguma situação que dorme melhor? Alimentação está adequada? Leve muito em conta o temperamento e personalidade do seu filho.

É importante não perder as esperanças. Você não precisa passar anos da sua vida com privação e sono, ou seja, certamente algo vai funcionar se o problema do seu bebê é comportamental! Não dar certo algum método não significa que algo está errado com você, mas sim que aquele método não serve para sua família.

3ª dica

Ache alguém ou algum site que você confie e siga em frente, sem culpa!

Hoje é muito fácil através da internet encontrar informações. Isso é fato. Além das pessoas na família que muitas vezes tem a “solução” para tudo, na rede encontramos todas as informações, muitas vezes totalmente opostas para falar de um mesmo assunto.

Pergunte as coisas ou siga sites e blogs que sabem do que estão falando. Cuidado com a enxurrada de informações. Se for preciso, peça ajuda de especialistas, que estudaram e carregam experiência no assunto. Que jogarão luz nas suas dificuldades para que elas comecem a ficar mais claras e consequentemente mais fáceis de resolver. Clareza é importante quando falamos de sono do bebê, e isso vai fazer com que você esqueça a culpa.

Ser mãe é muito desafiador. O maior amor do mundo muitas vezes se mostra angustiante, porque não sabemos o que fazer. Peça ajuda, mas confie na intuição de mãe. Ela é na maioria das vezes nosso melhor guia.

Lembre que em qualquer etapa você tem a oportunidade de ensinar seu filho a dormir. Uma aprendizagem de sono não é sinônimo de deixar chorar. A hora de dormir pode ser um momento muito agradável do dia, sem stress, onde todos consigam descansar.

Mande para mim no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!

Visite minhas redes sociais ou me escreva no michele@consultoradesono.com.br e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes