Dúvidas Frequentes

Se você não encontrar a sua dúvida, pode nos enviar um e-mail na página de Fale Conosco.

Meu filho ficará sozinho no berço chorando para aprender a dormir?

O choro e sofrimento dos filhos é uma das principais preocupações da família. Procuramos usar métodos gentis, onde a personalidade da criança e perfil da família são respeitados. Entretanto em um processo de mudança de hábito, é esperado que a criança proteste (muitas vezes em forma de choro). A Maternity Coach é contra deixar o bebê chorando no berço até dormir de cansaço, porém a forma de atender este choro é o que faz diferença no processo de aprendizagem. Portanto, muitas vezes, mesmo no colo ou sendo confortado no berço ou na cama, a criança pode chorar bastante porque os pais ou cuidadores mudaram a forma de atendê-la.

Preciso desmamar meu filho para ensiná-lo a dormir?

De forma alguma. O processo de aprendizagem foca em ensinar seu filho que dormir e mamar são habilidades diferentes.
Precisa-se sempre levar em conta a idade, desenvolvimento e orientação do pediatra para que a necessidade de mamar durante a madrugada seja atendida da forma correta.

O pediatra do meu bebê disse que ele não pode mamar de madrugada. O que eu faço?

Após a aceitação da alimentação sólida, desde que o desenvolvimento da criança esteja adequado para a idade, muitos pediatras solicitam o desmame noturno. De acordo com o perfil de cada família, a Maternity Coach orientará como conduzir o desmame.

Não poderei sair de casa durante o processo de aprendizagem?

No mínimo durante as 3 primeiras semanas, é preciso evitar mudanças bruscas na rotina como viagens, visitas, passeios (principalmente noturnos), adaptação em escola ou com babá, chegada de um irmão e mudança de casa.
Durante o dia, a criança precisa ter seu tempo de sono respeitado. Desde que em segurança, não há problema em mudar o local das sonecas.

Em quanto tempo meu filho vai aprender a dormir?

A aprendizagem traz ótimos resultados se é feita com muito carinho, paciência e persistência, aliados a uma rotina consistente. Não temos como dar um prazo, porém geralmente os resultados aparecem nos primeiros 20 dias. Isso pode levar mais ou menos tempo em função do temperamento do bebê e quanto os pais conseguem seguir o plano durante o processo.

A consultora de sono vai na minha casa?

Nós não fazemos atendimento presencial por dois motivos. O bebê pode estranhar muito ter alguém que não é do seu convívio em sua rotina, e o processo deve ser feito aos poucos, para evitar o choro e respeitar o ritmo de aprendizagem do bebê.
A condução do plano de sono é de responsabilidade da família.

Não tenho ajuda durante a noite. Consigo ensinar meu filho a dormir?

Sim, desde que seja um único bebê. Você vai precisar de bastante persistência e paciência, porém uma pessoa só consegue seguir o plano. Quando o processo de aprendizagem é para irmãos (inclusive múltiplos), a metodologia é diferente.

O que pode atrapalhar a aprendizagem de sono?

Os principais pontos que atrapalham a aprendizagem são as grandes quebras de rotina (como viagens, mudança de casa, troca de uma babá ou de escola, a chegada de um irmão, muitas visitas em casa) ou se a criança ficar doente (neste caso precisamos parar o processo e continuar quando a saúde estiver restabelecida). Picos de crescimento, saltos de desenvolvimento, angústia de separação e regressões de sono fisiológicas também podem impactar no sono e consequentemente no aprendizado de sono.

É garantido que meu bebê vai dormir?

Não há garantia que seu bebê irá aprender a dormir, já que estamos falando de um bebê e pessoas são imprevisíveis. O que podemos  garantir é um atendimento humanizado durante todo o processo, esclarecendo as dúvidas e explicando os métodos para que a família implemente a aprendizagem com todas as informações necessárias. O processo de aprendizagem depende muito mais do comprometimento dos pais / cuidadores, do que da criança e das orientações da consultora. Podemos dizer que 80% do sucesso depende dos pais e cuidadores, 10% da criança e 10% das orientações oferecidas pela consultora de sono.

Os dentes do meu filho estão nascendo. Posso fazer o processo de aprendizagem?

O nascimento dos dentes faz parte do desenvolvimento da criança. É natural que a criança sinta desconforto durante alguns dias, mas isso não inviabiliza o processo de aprendizado.

Por quanto tempo preciso manter a rotina depois que meu filho aprender a dormir?

Crianças precisam de rotina, previsibilidade durante o seu dia. Isso dará tranquilidade e segurança porque ele sempre saberá o que vai acontecer. Claro que a rotina é sempre adaptada de acordo com a idade e necessidades da criança (ex. entrada na escola, chegada de um irmão). Quebras de rotina vão acontecer como em viagens ou passeios, mas é importante, na medida do possível, respeitar os horários da criança mesmo durante estes períodos e na volta para casa, retomar a rotina.

Pode acontecer do meu filho ter regressões durante ou depois do processo de aprendizagem de sono? Ele pode desaprender a dormir?

Estamos lidando com bebês. Não é possível saber com antecedência como ele vai reagir quando é iniciado um processo de mudança de rotina ou aprendizagem de sono. Em saltos de desenvolvimento, picos de crescimento, regressões de sono, doenças ou angústia de separação, a criança pode ter um comportamento diferente. O importante nestes períodos é manter a rotina e seguir com o método escolhido, mesmo que enfrente um período de maior dificuldade. A tendência é que a criança retome o ritmo de aprendizagem quando o período passar. Se houver mudança na postura dos pais e cuidadores, a criança irá aprender uma nova maneira de dormir, por isso é primordial manter a postura e seguir o plano de sono, mesmo nestas fases da criança.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22