Entenda um pouco mais a Síndrome do Bebê Sacudido

6 de abril de 2015 por no assunto Diversos with 0 and 0

Muito conhecida fora do Brasil, a Síndrome do Shaken-Baby não é muito discutida aqui no Brasil. Como muitas mães me procuram com problemas para colocar os filhos para dormir porque eles só dormem embalados, resolvi escrever aqui sobre esse assunto.

Como o bebê ainda tem a cabeça desproporcional ao corpo (ela é maior) e a musculatura do pescoço ainda é mole, fazer movimentos bruscos podem causar lesões cerebrais. Normalmente, esta síndrome acontece quando o bebê é sacudido propositalmente, entretanto existem situações em que os cuidadores não têm a intenção de machucar a criança, e é sobre estes casos que deixamos aqui um alerta hoje.

– engasgo em que os pais sacodem o bebê para que ele volte a respirar normalmente.

– jogar o bebê para o alto em brincadeiras

– brincar de “cavalinho” violentamente

– sacudir fortemente os bebês para que eles parem de chorar

O maior índice desta síndrome acontece entre o segundo e o quarto mês de vida do bebê, exatamente onde o choro fica mais forte e mais difícil para os pais, portanto saber lidar com o choro é algo extremamente importante para os casais que decidem ter filhos. O choro é uma maneira de expressão e algo difícil de compreender. Um bebê perfeitamente normal chora em média 3 horas por dia e isso pode ser um desafio e tanto. Alguns excedem bastante este tempo.

Note que embalar seu bebê com a cabecinha apoiada e de forma leve, acalentar, andar com o bebê no colo são atitudes diferentes de sacudir a criança.

Se seu bebê dorme embalado e tem qualidade de sono, não há nenhum problema nisso, mas se ele acorda de hora em hora, chora muito para dormir e a hora do soninho se transforma em uma “guerra” todos os dias, fale com nossa especialista de sono infantil no michelemelao@maternitycoach.com.br e tenha noites de sono restauradoras para seu bebê e toda a família!


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22