Fazer uma aprendizagem de sono… Egoísmo?

3 de novembro de 2014 por no assunto Sono do Bebê with 0 and 0

Ficamos grávidas e a ideia de ter um novo ser, alguém que precisará de você e de seus cuidados e que te recompensará com carinho e sorrisos é simplesmente encantadora. Ficamos ansiosas para a hora da chegada do bebê e deixamos tudo preparado.

Chega a hora e os primeiros dias com o bebê em casa são desafiadores. Tudo é novo. Para as mães que podem contar com a ajuda de parentes, babás ou mesmo de uma doula pós parto, as coisas ainda ficam mais simples. Para muitas que tem que enfrentar tudo sozinha, parece que o mundo vai acabar. Mas a fase passa logo… E a fase das cólicas começa.

O bebê chora, se contorce e procuramos alternativas para minimizar o desconforto. Mudamos nossa alimentação por causa do leite materno, aprendemos técnicas como a shantala, esquentamos a barriguinha e esperamos os tão aguardados 4 meses para o amadurecimento do intestino. E a fase passa. Aí então, muitos bebês mudam os hábitos de sono e passam a acordar várias vezes à noite e também fazer sonecas curtas. Aí os pais entram num processo de exaustão.

Uma das perguntas frequentes que recebo quando preparamos uma aprendizagem de sono para um bebê: você acha que é egoísmo eu querer que meu filho durma? Quero começar logo mas já estou me sentindo culpada! Vamos a alguns dados:

– Os bebês precisam dormir. Isso não é uma questão apenas de “dar algumas horas de sossego” para os pais, mas uma necessidade que precisa ser atendida.

– Dormir é uma habilidade que precisa ser aprendida. Os bebês não nascem sabendo. Alguns adquirem esta habilidade sozinhos mas outros precisam da ajuda dos pais para aprender. Assim como andar, se um bebê não for colocado no chão, acabará aprendendo, mas certamente irá demorar mais tempo.

– Uma mãe descansada poderá participar muito mais ativamente da vida do bebê. Curtir mais. Criar o filho com mais alegria. A exaustão causa perda de memória, de concentração, impaciência e irritabilidade.

– Um bebê que descansa, que tem sonecas restauradoras, aproveita mais o tempo acordado. É muito difícil observar olheiras e sinais de cansaço no seu bebê.

Ou seja, se você precisa dormir e seu bebê também, uma consultoria de sono pode ser uma das melhores decisões para sua família. Vai levar um certo tempo e uma boa dose de paciência, mas os resultados são surpreendentes. Um bebê que dorme bem muitas vezes é sinônimo de uma família mais feliz.

Se você precisa de ajuda com o sono do seu bebê, aqui na Maternity Coach você pode encontrar esta ajuda. Não somos guiadas por nenhum método específico mas sim procuramos adequar os métodos de aprendizagem de sono de acordo com a personalidade do seu bebê.

Escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e bons sonhos!


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22