Guest Post – Por uma noite de sono tranquila: 5 dicas para os pais (por Gabriela Simionato)

18 de novembro de 2016 por no assunto Guest Post with 0 and 0

Entre as maiores reclamações dos pais está a falta de sono nos primeiros meses de vida de um bebê. Tanto papais como recém-nascido estão desacostumados com essa nova rotina, por isso é impossível não acordar com uma virada no berço ou com um choro manhoso causado pela fome, frio ou qualquer outro motivo que, por vezes, nem mesmo os bebês sabem qual é.

 

Mas, algumas mudanças na disposição dos móveis e pequenos cuidados com a decoração do quarto do recém-nascido podem mudar completamente a noite de sono – tanto dos papais quanto dos pequenos! Confira abaixo um guia com orientações que vão desde como posicionar o berço corretamente até como e quando lavar as roupas do bebê para ele dormir confortável.

 

  1. Berço. A profundidade e o tamanho do berço devem ser analisadas com cuidado para que a altura não permita que o bebê pule ou caia do berço. Lembre-se de que as barras de proteção laterais não podem ter uma distância larga entre si. Desta forma, o bebê não conseguirá prender seus pés, mãos, nem cabeça entre elas. Um outro ponto importante é posicionar o berço de forma que esteja longe de janelas e portas. Além de evitar as correntes de vento, colocá-lo em local reservado ajuda a não atrapalhar o sono do recém-nascido.

 

  1. Posição. Certifique-se sempre de que o bebê está dormindo de costas. Dormir de bruços pode ser extremamente perigoso, pois a criança não tem força para se virar sozinha.

 

  1. Claridade. Ensinar a noção de dia e noite é benefício para os bebês e para os pais. Procure criar o hábito de fazer a criança conectar à noite com a hora de dormir, e a luz do dia com o momento de ficar acordado. Mantenha o quarto iluminado e, com o passar do dia, ensine que no momento de escuridão é a hora de dormir.

 

  1. Decoração. Enquanto a criança não consegue engatinhar ou caminhar sozinha, colocar móbiles em cima da cama pode ser um ótimo objeto para distrair antes do sono. Porém, se ela já estiver conseguindo se levantar, evite qualquer objeto com penduricalhos ou fios, pois ela pode querer se pendurar ou tropeçar, ocasionando uma queda.

 

  1. Cuidados com a higiene. Assim como nós, os recém-nascidos também precisam estar confortáveis e relaxados para terem uma boa noite de sono. E é necessário ter todos os cuidados com as roupinhas do bebê para que quando ele chegar tudo esteja pronto para o seu conforto! O ideal é que duas semanas antes do nascimento tudo esteja preparado, eliminando preocupações de última hora – é essencial os pais saberem exatamente como e quando lavar as roupas do bebê. Confira aqui algumas dicas úteis.

 

Quer saber mais informações? Então confira o Pequeno Manual do Sono que a Maternity Coach preparou para você.

 

Gabriela Simionato

Gabriela Simionato é jornalista e divide seu tempo entre fotografar, ouvir música, assistir seriados e planejar o próximo destino de suas viagens. Apaixonada por pandas, Dachshunds e pão de queijo, decidiu que os 20 e poucos anos servem para arriscar a sorte em uma vida nômade pela Europa.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22