Guest Post – Pós-parto: a difícil missão da mulher em conciliar seus diferentes papeis na família após a maternidade

29 de setembro de 2016 por no assunto Guest Post with 0 and 0

No Brasil, 1 em cada 4 mulheres tem os sintomas de depressão pós-parto. Psicóloga e coach de mães alerta para a importância, sobretudo para a saúde, do renascimento da mulher após a maternidade.

Dizem que quando nasce um bebê, nasce uma mãe. A máxima é muito utilizada para aconselhar e tranquilizar as mamães de primeira viagem sobre os receios e incertezas que permeiam o universo materno.

Acontece que em muitos casos, quando nasce uma mãe, perde-se a mulher, a filha, a profissional… É muito comum que a mulher tenha dificuldade em conciliar todos os seus diferentes papeis na sociedade, sobretudo, na sua família, após a chegada dos filhos, causando uma série de impactos negativos na sua saúde física e mental. 

Os números no Brasil são, no mínimo, alarmantes: 1 em cada 4 mulheres sofrem de depressão pós-parto. Uma pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz – entrevistou 23.896 mulheres entre 6 e 18 meses após o parto, e mostrou que mais de uma em cada quatro brasileiras apresenta sintomas de depressão pós-parto.

São sintomas físicos e psicológicos que devem ser acompanhados de perto por profissionais durante e após a gestação.

A psicóloga e coach de mães Bianca Amorim é autora do Workshop Renascendo após a Maternidade e comenta a importância de se manter atento, informado e consciente sobre as dificuldades da mulher em se reencontrar após a maternidade e conciliar seus diferentes papeis. 

“A perda da individualidade e da sua própria identidade após a maternidade estão dentre as causas da depressão pós-parto. É preciso apoiar essa mãe para que ela consiga se reencontrar e pouco a pouco volte a desempenhar seus demais papéis sociais, além do papel de mãe.”, pontua a psicóloga, convidando as mulheres mamães a participarem do workshop Renascendo após a maternidade, que é online e gratuito.

Para participar do I Workshop Renascendo após a Maternidade basta se inscrever aqui.

Sobre Bianca Amorim:

Bianca Amorim é mãe do Davi e do Lucas, psicóloga e coach de mães, idealizadora do projeto Renascendo após a Maternidade, palestrante e autora do e-book Renascendo após a maternidade: 3 passos para se redescobrir depois do nascimento dos filhos.

Entusiasta da maternidade consciente, acredita que toda mãe deve se dedicar aos seus filhos sem deixar seus demais papéis sociais (mulher, profissional, esposa, amiga, filha…) de lado. Para isso, utiliza seus conhecimentos como mãe, psicóloga e coach em atendimentos individuais, palestras, workshops e e-book com intuito de levar auxílio e apoio às mães que se sentem perdidas após a maternidade, sem saber como e por onde retomar suas vidas.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22