Melatonina para a criança dormir – Vale a pena?

22 de agosto de 2018 por no assunto Sono do Bebê with 1 and 0

O uso da melatonina está cada vez mais popular entre as famílias. Mas para quê serve esse hormônio, como ele funciona e será que ele é eficaz para melhorar o sono?

A melatonina é o hormônio da noite. Ela é produzida naturalmente pelo nosso corpo e liberada pela glândula pineal. Ela é sincronizada com o fim da luminosidade do dia, com o objetivo de preparar a pessoa para o sono noturno.

Com a ideia de melhorar o sono de adultos e crianças, a melatonina sintética é produzida e comercializada. Facilmente encontrada no exterior e vendida como suplemento nutricional. Aqui no Brasil ela é vendida apenas com receita médica.

Mas é seguro oferecer a melatonina para crianças?

Na internet podemos encontrar diversas informações. Inclusive de pais relatando que o uso dessa substância contribuiu para acalmar as crianças e que isso ajudou a entrar no sono com mais facilidade. Entretanto, quem é mais ajudado com o uso da melatonina sintética são pessoas com problemas neurológicos ou com cegueira total (o que incapacita o corpo de produzir naturalmente a substância).

Alguns estudiosos garantem que a cápsula pode gerar efeitos colaterais nas crianças. O professor David Kennaway, diretor do Circadian Physiology Laboratory at the University of Adelaide’s Robinson Research Institute, classifica o uso da melatonina em crianças como “alarmante”.

Esta revisão do periódico Pediatrics mostra que a cápsula gera efeitos nos sistemas cardiovascular, imune, metabólico e reprodutivo de alguns animais em testes (não existem testes feitos em crianças, mas é um alerta).

Então como agir?

É muito importante consultar o pediatra antes de partir para essa alternativa. Mesmo que você tenha a facilidade de comprar o hormônio fora do Brasil. O médico poderá avaliar se é necessário assumir os riscos destes possíveis efeitos colaterais. Irá avaliar tmabém se este hormônio poderia ajudar de forma eficiente a melhorar o sono do seu filho.

Lembramos que muitas vezes a dificuldade de sono da criança é comportamental. Ela precisa de ajustes de rotina, de rituais de sono, dormir em horários mais adequados e principalmente aprender a entrar no sono sozinha e conseguir manter esse sono. Com pequenos ajustes e com um processo de aprendizagem, muitas crianças passam a dormir muito bem. Avalie bem e sempre converse com o seu pediatra.

Além da melatonina, outros hormônios são liberados durante o sono. Isso aumenta ainda mais a importância do descanso de qualidade.

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