Meu Filho Não Gosta de Dormir

28 de janeiro de 2015 por no assunto Comportamento do Bebê, Sono do Bebê with 0 and 0

Esta é uma frase que constantemente escuto das minhas clientes antes de promovermos uma aprendizagem de sono ou no começo do processo. “Não adianta, ele não gosta.” Hoje queria falar um pouco com minhas leitoras sobre isso.

O sono, assim como a alimentação, é vital para nossos bebês. As crianças precisam ter a oportunidade de aprender a dormir. Mesmo aquelas que já desenvolveram maus hábitos de sono são capazes de superar os obstáculos e aprenderem a dormir. E o que eu quero dizer com oportunidade de aprender?

Sabemos que o bebê nasce com pouca capacidade de regular o dia e a noite e também de se acalmar sozinho. Num período de 24 horas, os ciclos de sono são curtos e regulados basicamente pela necessidade de alimentação, que os pais respondem prontamente a partir do momento do nascimento.

A partir dos 4 meses, os bebês ficam mais interativos e também começam a exigir determinadas condições para dormir e os pais começam a “facilitar” este sono, para que o bebê se acalme e durma mais rápido. Passear no carrinho, balançar, saltar, andar de carro e amamentar são algumas delas. A maneira pela qual nós atendemos os bebês a cada ciclo de sono que termina vai criar uma resposta para este sono, que o bebê sempre vai precisar dela para voltar a dormir. A medida que continuamos a dar esta resposta, ela vai ficar cada vez mais esperada pelo bebê.

Aos 4 meses você já pode olhar o sono do seu bebê de uma maneira diferente e cortar respostas erradas que criam maus hábitos de sono dando respostas diferentes às exigências do seu bebê.

Com carinho e paciência, você pode dar a oportunidade do seu bebê dormir. Uma solução para o sono do seu filho pode e certamente vai beneficiar todas as pessoas da família.

Está com problemas para seu bebê dormir? Conheça o trabalho da nossa consultora de sono infantil Michele Melão no michelemelao@maternitycoach.com.br!

 


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22