Mitos da Amamentação

11 de fevereiro de 2014 por no assunto Amamentação with 0 and 0
Diferentemente do que acontecia há alguns anos, finalmente hoje conseguimos perceber o esforço de profissionais e autoridades para promover campanhas pró-amamentação, e, apesar de ações como o Dia Mundial da Amamentação comemorado no primeiro dia de agosto ou políticas como o PNIAM – Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, aumentarem o número de mães que promovem a amamentação bem como as doações para os bancos de leite, ainda existem mitos que precisam ser quebrados e esclarecidos.
Como apoiadoras da amamentação e apostando no poder da informação, no post de hoje, listaremos alguns destes mitos que estão desaparecendo graças ao esforço de profissionais da área da saúde, doulas, assistentes sociais e também de pessoas que se importam e reconhecem a importância do leite materno.
Mito
Verdade
Uma mulher com seios pequenos produz menos leite.
O tamanho do seio não tem influência nenhuma no sucesso da amamentação, já que na maioria das vezes o que mede o seu tamanho é a quantidade de gordura, e não a capacidade de produção do leite.
Meu leite é fraco.
Isso não existe! Toda mulher produz o leite o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa – de acordo com a demanda do seu bebê.
Quem faz parto cesárea não pode amamentar.
Talvez o corpo da mulher demore mais para começar a produção de leite já que no parto natural a placenta está madura e todo corpo da mulher está preparado para receber o bebê.  Mas isso não quer dizer que não há produção! Em algumas horas, seu bebê poderá mamar normalmente.
Em dias de calor, o bebê precisa de água.
O leite materno é suficiente para alimentar e hidratar o bebê. Oferecer outros líquidos como água ou chá pode fazer com que o bebê recuse o leite materno, já que terão a falsa sensação de estarem alimentados.
Mulheres que não amamentaram o primeiro filho, não conseguirão amamentar os outros.
Muitas mulheres passam por grande stress na primeira gravidez e podem ter dificuldade na amamentação. Pense que uma gestação é diferente da outra e não há motivos para desistir da amamentação se você já passou por algum problema. Procure ajuda e lembre-se dos benefícios que a amamentação promove para seu bebê.
Mulher que usa prótese de silicone não pode amamentar.
Provavelmente não haverá nenhum problema na amamentação. Algumas cirurgias na aréola podem causar danos aos nervos por isso é importante acompanhar o crescimento do bebê juntamente com o pediatra.
Tomar cerveja preta aumenta a produção do leite.
Nenhuma cerveja aumenta a produção de leite. Alimentos como canjica, fubá, chá de erva doce e muitos outros podem ajudar na produção.
Algumas marcas de leite em pó tem tudo o que tem no leite materno.
Por melhores que sejam as fórmulas, nenhuma delas vai ter os anticorpos existentes no leite materno.
Você ainda tem dúvidas sobre amamentação? Consulte nossa consultora no marciabenalia@maternitycoach.com.bre não deixe que nada atrapalhe este momento único, especial e de grande importância para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. 

Add comment


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22