O Desenvolvimento do Sono do Bebê

25 de agosto de 2014 por no assunto Comportamento do Bebê, Sono do Bebê with 0 and 0

Os padrões de sono de um bebê mudam constantemente no primeiro ano de vida. Para ajudar as mamães, vamos falar aqui do que é “normal” acontecer em cada idade mesmo sabendo que não há uma razão específica para que eles tenham padrões tão diferentes (enquanto alguns dormem por até 6 horas ininterruptas a partir dos 2 meses, outros acordam de hora em hora). Neste primeiro post, falaremos dos hábitos de sono até os 4 meses.

Do Nascimento aos 2 Meses

fotografia-baby-dayOs bebês nascem com o cérebro ainda imaturo, os movimentos corporais são conduzidos por reflexos e para que seu cérebro amadureça adequadamente ele precisa dormir. Comer e dormir são as atividades mais necessárias para um bebê que acabou de nascer.

É importante saber que até mesmo o sono do bebê não é totalmente desenvolvido nas duas primeiras semanas de vida, já que neste período os bebês são incapazes de entrar em sono profundo (o ciclo varia entre o sono REM e sono leve). Por este motivo, apesar de dormirem por muitas horas, elas não são seguidas, eles acordam a todo momento.

Como os recém-nascidos não possuem ciclo circadiano definido, para eles não há diferença entre o dia e a noite. A partir da 6ª semana de vida, é primordial que a família ensine esta diferença, visto que é nesta fase que começa também a produção da melatonina – hormônio do sono essencial para que a criança estabeleça um ciclo de vigília – sono natural e ajuda a formar o ciclo circadiano do bebê.

Dos 2 aos 4 meses

bebe dormindo

Foto: Reprodução

A partir dos 2 meses, o bebê já é capaz de ter memória e fazer associações. Por exemplo: ele já entende que quando emite o som do choro e a mãe o pega no colo.

Aos 3 meses o ritmo de sono começa a regularizar, ou pelo menos os bebês já possuem todos os estágios do sono, incluindo o sono profundo. É por este motivo que muitos bebês conseguem dormir por mais tempo durante a noite e também ficam mais “chorões”. Na verdade, eles sabem que se emitirem sons, serão atendidos prontamente pela mãe.

Nesta fase alguns bebês também adquirem a capacidade de se acalmarem sozinhos. Se este não é o caso do seu filho, estimule seu bebê e dê segurança a ele.

As dicas aqui para criar bons hábitos de sono a partir do 4º mês são:

– dê bastante atenção para seu bebê quando ele não estiver chorando;

– ensine a diferença entre o dia e a noite deixando a casa clara e sem esconder o barulho do dia assim que amanhecer;

– não deixe seu bebê muito cansado e respeite a janela de sono dele.

A janela de sono de um bebê de 3-4 meses é o tempo que ele dormiu a última soneca limitado a no máximo 90 minutos.

Criar hábitos de sono saudáveis é fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico do bebê. Fique atenta desde cedo!

Precisa de ajuda com o sono do bebê? Fale com nossa consultora de sono materno infantil e acabe com as noites mal dormidas!

Add comment


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22