O Método da Encantadora de Bebês

1 de abril de 2015 por no assunto Sono do Bebê with 0 and 0

Muitas mães que fazem consultoria de sono comigo já leram e tentaram as dicas da Tracy Hogg, do livro Os Segredos de uma Encantadora de Bebês. Segundo a autora, seguindo suas regras, os bebês de 2 meses já teriam 6 horas de sono ininterruptas durante a noite.

Na teoria o livro é muito interessante, mas vejo que na prática não são todas as mães que chegam ao sucesso seguindo as orientações que ela dá. Quem está grávida e lê o livro, consegue até acreditar que encontrou o “manual de instruções” dos bebês já que a autora se diz capaz de entender a linguagem dos bebês.

Mas o que é esse método afinal? No post de hoje, vou explicar para vocês e gostaria muito de receber mensagens de quem aplicou o método. Deu certo? Como foi sua experiência? Se não deu, o que você acha que aconteceu de errado?

A base do método é a rotina EASY – eating, activity, sleep, you. Em português: comer, fazer atividades (banho, troca brincadeiras), dormir, você (tempo para a mãe).

O livro sugere que desde a primeira semana a família siga esta rotina, anote durante 3 dias todos os horários para melhor entender seu filho, amamentar a cada duas horas durante o dia e deixar que o bebê durma o quanto ele quiser de noite.

Dica 01: PU/PD pick up / put down – Em português: pegar / colocar. Para fazer o bebê dormir, ele deve ser retirado do berço toda vez que chorar, ser acalmado no colo e voltar para o berço. Esta técnica é sugerida para bebês com mais de 4 meses.

Dica 02: usar bastante o shshshsh para imitar o som do útero.

Dica 03: mamada dos sonhos. A autora indica que todos os bebês sejam amamentados entre 22 e 23 horas para esticar a noite de sono, mesmo que estiverem dormindo.

O método é considerado gentil porque a autora não recomenda deixar o bebê chorar sem ser atendido.

Quero sempre lembrar que não existe uma receita certa para todos os bebês. O que funciona com seu filho pode não funcionar para o filho da sua amiga ou mesmo o que foi ótimo para seu primeiro filho pode não ser eficiente para o segundo.

Desta maneira, em nossa consultoria de sono, procuramos entender o bebê e a família antes de sugerir algum método de aprendizagem. Além disso, como cada família é única, adaptações são necessárias para termos resultados de sucesso.

Quer saber mais? Mande sua mensagem para nossa consultora de sono materno infantil Michele Melão no michelemelao@maternitycoach.com.br!

 


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22