O que NÃO fazer para ajudar o sono do recém-nascido

24 de março de 2015 por no assunto Comportamento do Bebê, Sono do Bebê de 0 a 3 meses with 0 and 0

Semana passada escrevemos aqui sobre coisas para te ajudar com o sono do recém-nascido. Hoje queremos falar sobre coisas que podem atrapalhar o sono do bebê nos primeiros meses. Certamente este tempo é extremamente desafiador e algumas medidas podem ser bastante interessantes para te ajudar nesta fase.

O que atrapalha o sono do recém-nascido

Não espere que o seu bebê durma em qualquer lugar e em qualquer horário.

A vida dentro do útero era muito calma (apesar de sabermos que o bebê escuta muitos sons especialmente a voz da mãe). Tudo era calmo e escuro e de repente o bebê tem que se acostumar com este mundo aqui fora. As luzes, os cheiros, a maneira de se alimentar. Certamente tudo é novo. Desde cedo é importante criar um ambiente de sono agradável para seu bebê. Pode ser até que ele seja um “dorminhoco” e que consiga apagar em qualquer lugar, mas isso não é regra. Dormir em um ambiente gostoso e calmo, com poucos barulhos, pode ser excelente para a qualidade de sono do seu bebê.

Evite muitas visitas ao longo do dia.

O melhor a fazer nos primeiros dias do bebê é evitar que seu filho seja muito estimulado. O bebê fica inseguro no meio de tantas pessoas, pode chorar mais, piorar as cólicas e levar muito mais tempo para se acalmar e conseguir dormir. Além disso, com muitas visitas, pode ocorrer interrupções no sono e nas atividades do bebê (hora de comer e de ter seu tempo de higiene). Peça a compreensão dos parentes e agende apenas uma ou duas visitas por dia para evitar que isso aconteça com seu bebê. O bebê precisa de muita paz nos primeiros dias em casa.

Não compare seu filho com de outras pessoas.

O primeiro motivo é que as pessoas esquecem rápido do que acontece. Para a maioria das mães que você perguntar, elas vão falar que o bebê dormia bem e que só ficava acordado para mamar. Esquecemos o choro e as cólicas. Portanto, pense sempre que esta é SUA experiência e tente aproveitá-la o máximo. O tempo passa muito rápido e quando você perceber, seu bebê já não é mais um recém-nascido. Estes primeiros meses são importantíssimos para o vínculo entre a mãe e o bebê. Além disso, é um tempo de ficar junto, de amamentar, de ter conexão. Um recém-nascido bem alimentado física e emocionalmente dorme melhor.

Não se cobre tanto.

Mãe é um poço de culpa. Não sabemos os motivos do choro e sempre encontramos um motivo onde o bebê está sofrendo por nossa causa. Se é sono, não sabemos colocar para dormir. Se é fome, não temos leite suficiente. Você é mãe. Siga seus instintos que são certamente a melhor maneira de cuidar do seu filho. Todas precisamos de um tempo para sentar no sofá e relaxar ou de fazer alguma atividade que não inclua o bebê (mesmo recém-nascido). Encontre este tempo enquanto ele dorme e cuide-se. Uma mãe segura é um presente para os bebês.

 

Lembre que qualquer atitude ou hábito pode ser mudado. Se você fez tudo que podia e mesmo assim seu bebê tem problemas de sono, conte com a ajuda da nossa especialista em sono infantil para te devolver noites melhores, com mais quantidade e qualidade de sono. Quer saber mais? Escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22