O Sono e os Hormônios

5 de maio de 2015 por no assunto Sono do Bebê with 0 and 0

Hoje nosso post é sobre a produção dos hormônios durante o sono e para reforçar ainda mais a importância de dormir para a saúde das pessoas, especialmente das crianças.

O hormônio do sono é a melatonina. Produzida pela glândula pineal (atrás dos olhos), a melatonina é fundamental para uma boa noite de sono e ela é produzida no escuro. Se seu filho não tiver medo, o melhor é que o sono noturno aconteça em completa escuridão e que o ritual do sono aconteça em uma luz baixa. Tomar sol durante o dia ajuda o corpo a produzir mais melatonina à noite, portanto o banho de sol de 10 ou 15 minutos (especialmente à tarde) pode ajudar bastante o soninho do bebê. Onde também tem melatonina? No leite materno!

O hormônio do crescimento também é liberado durante o sono – na fase do sono profundo. O GH é importante para o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura e é importante para o fortalecimento dos ossos.

O hormônio TSH tem seu pico de liberação no início do sono. Este hormônio regula a função tireoidiana e é importantíssimo para manter o ritmo intestinal e renal, além da manutenção de todo metabolismo (memória, fala, inchaço e aumento de peso).

A insulina também tem sua produção diminuída na privação de sono e é um hormônio fabricado pelo pâncreas, ligada à diabetes.

A prolactina (hormônio responsável pela produção do leite materno) também aumenta durante o sono, por isso é tão importante o descanso da mãe, mesmo em cochilos rápidos durante o dia.

A produção de leptina (hormônio que regula a saciedade) também acontece durante o sono profundo e no começo da manhã e sua função é controlar a glicose e as gorduras, cuidando do apetite. Se a leptina não é produzida, o corpo produz a grelina (que regula a fome) aumentando o risco de obesidade infantil.

 

Este é um alerta para as famílias sobre a importância do sono. Além de descansar, dormir é uma necessidade natural do organismo para se desenvolver adequadamente e evitar doenças.

Seu filho não dorme? Com métodos gentis onde evitamos o choro, atendemos as necessidades do seu bebê e damos segurança à ele, posso ajudar sua família a ter noites de sono restauradoras onde você terá a oportunidade de descansar e cuidar da saúde da sua família.

Quer saber mais sobre este trabalho? Então me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

 

 


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22