O Xixi na Cama

19 de janeiro de 2015 por no assunto Diversos with 1 and 0

Seu filho faz xixi na cama? Este é um problema de sono bastante comum do sono das crianças e é por isso que vamos fazer uma série de textos sobre isso aqui no blog da Maternity Coach. Este fato é considerado “normal” pelos pediatras até os 5 anos de idade mas uma criança que faz xixi na cama frequentemente após tirar as fraldas noturnas pode sofrer com as consequências e reações dos pais em relação a este problema.

Primeiramente é importante saber que muitas crianças passam por isso. De acordo com o pediatra Richard Ferber, no livro Bom Sono, a enurese noturna atinge 15% das crianças até 5 anos, 5% das crianças até 10 anos e de 1 a 2% dos adolescentes fazem xixi na cama pelo menos uma vez por mês.

Hoje vamos falar aqui sobre como o comportamento dos pais pode ajudar ou prejudicar as crianças em relação à solução deste problema, que geralmente frustra muito pais e crianças por suas consequências: o lençol e o pijama ficam molhados, a criança precisa de ajuda porque a roupa de cama terá que ser trocada, o despertar é inevitável. Quando um bebê usa fralda, esta “falta de controle do xixi” não importa, já que estas consequências não acontecem.

Normalmente os pais ficam bravos com os filhos que fazem xixi na cama, presumindo que seu filhos estavam acordados quando isso aconteceu e que sabiam o que estavam fazendo. Esse é um grande engano. Na maioria dos casos, as crianças só acordam quando estão molhadas e incomodadas e principalmente envergonhadas com a situação.

A melhor reação dos pais deve ser de apoio. Mesmo que você aparentemente não se importe em trocar os lençóis no meio da noite, se seu filho tiver uma boa noção do que está acontecendo (após 4 ou 5 anos de idade) ele pode se sentir diferente das outras crianças que não usam mais fraldas e não sofrem com este desconforto e precisa de ajuda e compreensão neste momento. Pense que as consequências psicológicas de não ter apoio dos pais para solucionar o problema e ainda sofrer com ofensas dos amigos podem ser muito maiores do que o xixi na cama propriamente dito.

A primeira providência então é apoiar seu filho, explicar que isso pode acontecer com várias crianças e manter este assunto dentro da sua casa e com o pediatra. O relacionamento do seu filho com os amigos, os passeios e outras atividades típicas da idade dele podem ser afetadas se ele sofrer com a enurese noturna. Evitar que a notícia se espalhe é o primeiro passo para ajudar a seu filho superar este problema.

De acordo com estudos do pediatra Richard Ferber, somente 15% das crianças que fazem xixi na cama dos 5 aos 18 anos irá superar o problema até o ano seguinte, portanto estar ao lado do seu filho com muita paciência é primordial para resolver este assunto.

No próximo texto que publicaremos nos próximos dias, falaremos das causas da enurese noturna e nos próximos textos abordaremos o que os pediatras falam sobre as possíveis soluções.

Seu filho tem problemas para dormir? O sono é extremamente importante para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças. Com a ajuda ideal, você pode sim conseguir noites de sono mais restauradoras a partir do 6º mês de vida do seu bebê. Quer saber como? Consulte nossa especialista em sono infantil Michele Melão no email michelemelao@maternitycoach.com.br!

 

1 Comment

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22