A Obesidade Infantil e a Privação de Sono

19 de fevereiro de 2015 por no assunto Diversos, Sono do Bebê with 0 and 0

Nós já falamos muito aqui sobre a importância do sono para o desenvolvimento físico, psicológico e motor das crianças, como a falta de sono altera o comportamento das crianças desde bebê até a idade escolar e sobre vários outros aspectos da privação de sono.

Um destes aspectos é a obesidade infantil. Mas como isso acontece?

Ano passado, o periódico Pediatrics publicou este estudo  onde a obesidade atinge 2,6 vezes mais as crianças que dormem menos do que o recomendado para sua faixa etária. A pesquisa foi realizada com 1046 crianças através de pesquisas (questionários) e entrevistas e o sono estudado foi o da primeira infância (os primeiros 5 anos de vida).

Os principais motivos deste processo são hormonais: o aumento do hormônio da fome (grelina), do cortisol (formador de gordura), diminuição da melatonina e do hormônio do crescimento (que é oxidante de gordura).

Além destes motivos, quando as crianças estão acordadas no horário que deveriam dormir, as chances de que ela procure alimentos aumentam muito principalmente para acompanhar atividades sedentárias como assistir TV, jogar um videogame, ficar no tablete.

A melhor coisa a fazer aqui é rever a rotina e os horários. Tenha mais alimentos saudáveis na geladeira (se seu filho costuma procurar pela companhia de alimentos enquanto está acordado), e aos poucos mude o horário de ir dormir, diminuindo o ritmo da casa mais cedo, adiantando um pouco o horário de jantar, chegando um pouco mais cedo.

Tudo vale para aumentar a qualidade de vida e a saúde do seu filho!


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22