Por que mãe sente TANTA culpa??

21 de fevereiro de 2013 por no assunto Diversos with 0 and 0
Mãe tem uma capacidade fora do normal de se sentir culpada por tudo que acontece na vida do seu filho. Está certo que quando o bebê é muito pequeno nós somos sim responsáveis por TUDO que acontece com aquele pequeno ser, mas… este sentimento não deveria diminuir com o crescimento da criança? Talvez sim, mas não diminui. 
Mãe se culpa por passar pouco tempo com os filhos ou por passar tempo demais e sufocar a criança, por brincar pouco ou por brincar muito e mimar demais o rebento, por dar comida demais ou de menos, por deixar dormir muito ou ter que acordar a criança muito cedo, comprar muita coisa ou não comprar nada… enfim, poderia fazer um texto de 10 páginas com a montanha de cobrança que colocamos nos nossos ombros.
Meu post hoje é para aliviar um pouco as mamães. Sei que é bem difícil controlar as emoções mas sempre devemos lembrar que além de mães temos muitos outros papéis (menos importantes, é claro) na nossa vida: donas de casa, esposas, filhas, funcionárias… e nem sempre conseguimos ser perfeitas e às vezes as coisas não acontecem como esperamos. 
Criar um filho é um aprendizado diário. Muitas vezes não sabemos como agir e precisamos de ajuda. Se a culpa deve vir de um erro, como podemos errar tanto quando não sabemos o que fazer? É um dilema mas o melhor jeito de pensar é que nossas tentativas são sempre de fazer o melhor e portanto não devemos sentir culpa. São caminhos (nem sempre os mais fáceis) que optamos na criação dos filhos. É o que achamos certo!
Certa vez li este alerta da psicóloga Olga Inês Tessari: “A culpa só existe quando você faz algo propositalmente para prejudicar, ferir ou magoar alguém”.  Alguma mãe faz isso? Eu não acredito…
O importante é sempre darmos o melhor para nossos filhos e procurarmos ajuda quando for necessário. Um blog que indico para as mamães lerem sobre o relacionamento pais e filhos quando se sentirem culpadas por algum motivo é o Aprendizagem Humana. No meu caso, ajudou muito…

Add comment


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22