Que horas meu filho precisa dormir?

21 de abril de 2015 por no assunto Sono do Bebê with 0 and 0

A hora de dormir é uma dúvida frequente das minhas clientes. Muitas querem manter os bebês acordados para ter contato com os pais que chegam tarde, outras acham que os filhos vão para a cama cedo demais e outras tem dificuldades em saber o horário correto, onde as crianças dormirão por mais horas e terão pouco ou nenhum choro na hora de adormecer.

Estudos mostram que o horário “natural” de uma criança dormir é entre 18h30 e 19h30 (sim, cedo assim!), mas a experiência de muitas mães mostra que muitas vezes este horário é cedo demais e ficaria inviável colocar os filhos na cama. Penso nas mães que trabalham e esta hora nem chegaram em casa ainda.

Mas como saber se o horário de dormir do seu bebê é tarde demais?

Observe seu filho e veja se ele apresenta um destes comportamentos:

– Demostra grande irritação, mau humor e faz birra no fim do dia;

– Tem ataques de raiva e choro frequente;

– Embora esteja cansado, luta contra o sono;

– Fica hipnotizado em frente à TV;

– Não consegue se acalmar para dormir porque está “a todo vapor”;

– Dorme com facilidade no carro se a família precisa sair no fim do dia.

Se você reconheceu o comportamento do seu bebê em uma ou muitas das afirmações acima, provavelmente seu filho precisa dormir um pouco mais cedo.

A dica aqui é adiantar um pouco o horário de dormir em 20 minutos durante 3 dias e observar para ver se tem algum efeito comportamental no bebê. Se for preciso, adiante mais tempo e veja se algo se modifica. Você não precisa colocar seu bebê para dormir 18h30, mas os efeitos positivos na saúde e bem estar do bebê são imensos quando o sono é adequado, por isso o esforço de não privar seu bebê da quantidade de sono ideal para a idade dele é muito importante.

Um investigador do sono americano (Dr. William Dement) fala: “os efeitos de atrasar o horário de dormir até mesmo em meia hora podem ser sutis, mas perniciosos”.

Se você tem dificuldades com o sono do bebê, fale com nossa consultora de sono materno infantil Michele Melão. Certamente com as técnicas corretas, muito carinho, paciência e persistência, você conseguirá ótimos resultados no soninho do seu filho.

Contato: michelemelao@maternitycoach.com.br

Skype: Maternity Coach


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22