Regressão de sono aos 8 meses

9 de abril de 2015 por no assunto Comportamento do Bebê, Sono do Bebê with 0 and 0

Hoje queria falar um pouco sobre esta fase tão desafiadora do primeiro ano do bebê: os 8 meses. Muitas mães nos procuram porque a partir deste período, os bebês começam a apresentar problemas de sono que antes não existiam. E por que isso acontece?

Esta fase é marcada por um grande desenvolvimento motor. Muitos bebês aprendem a engatinhar, levantar no berço, descobrem que possuem mobilidade e mesmo arrastados conseguem ir de um lugar ao outro para alcançar objetos, pegam objetos com mais facilidade além de começar a verbalização (papá / mamá) e o nascimento dos dentes. Tudo ao mesmo tempo. Para complicar ainda mais, os bebês que ainda fazem 3 sonecas devem passar por uma transição de 3 para 2 sonecas neste mesmo período.

Tudo isso aliado a grande vontade de praticar os novos aprendizados prejudica o sono noturno e fazem uma verdadeira bagunça nas sonecas, resultando em um bebê cansado, irritado e chorão especialmente no fim do dia.

O que acontece nessa regressão?

– Despertares noturnos;

– Choro para dormir

– Dificuldade com as sonecas

Como passar por isso:

– Fique atenta às respostas que você dá para não criar associações de sono como embalo, amamentação ou mesmo cama compartilhada se essa não for uma alternativa boa para a família, ou seja, não tome atitudes desesperadas;

– Observe e adapte a rotina as novas necessidades do bebê (horário de soneca, alimentação, atividade, sono noturno);

– Muita paciência e consistência;

– Estimule seu bebê a praticar os novos aprendizados;

Lembro que o ideal para um bebê de 8 meses é dormir aproximadamente 11 horas à noite e de 2 a 3 horas durante o dia e por isso precisamos ficar muito atentos.

Precisa de ajuda com o sono do seu bebê? Fale com nossa consultora de sono materno infantil aqui na Maternity Coach e tenha noites de sono mais restauradoras e um bebê mais feliz e disposto durante o dia!


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22