Guest Post – Se Preparando Para a Gravidez (por Patricia Amorim)

27 de agosto de 2014 por no assunto Guest Post with 0 and 0

pilulaMuitas mulheres que querem engravidar não se dão conta de certos preparativos que a vida de tentante precisa. Falando em psicológico, a cabeça deve estar preparada para o tempo que pode levar para a gravidez acontecer. Nem sempre é como planejamos, parar o anticoncepcional e a gravidez acontecer simples assim!

Além do psicológico preparado para qualquer adversidade que possa aparecer, o físico também deve ser monitorado para verificar a receptividade para uma futura gravidez. Mulheres que querem engravidar devem saber que tem que estar com exames em dia!

O primeiro passo para essa preparação é encontrar um bom médico ginecologista que possa investigar com boa vontade com todos os exames necessários. Em principio os exames pedidos são:

exame-medico– Exames hormonais (progesterona, estrogênio, LH, FSH, prolactina)

– Exame de ultrassom pélvica ou transvaginal (verificar a saúde do útero)

Os exames são fundamentais para saber o estado de saúde da mulher, ainda mais em casos de menstruação irregular. Se houver algum hormônio fora do lugar a gravidez pode levar muito mais tempo para acontecer.

Com esses exames algumas doenças que podem impedir que a gravidez acontecesse são detectadas. Doenças como ovários micropolicísticos, endometriose, anovulação, alteração da prolactina, trompa obstruída e outras. Todas essas doenças podem ser contornadas, por isso a experiência do profissional que te acompanha faz toda a diferença.

A orientação de um bom profissional pode levar o tratamento de alguma possível barreira para gravidez a um tratamento suave e mais tranquilo. Nós tentantes somos ansiosas por natureza e um médico que colaboraria para que essa ansiedade apenas aumentasse não seria um bom negócio.

Mulheres que tomaram anticoncepcional por muitos anos devem saber que pode levar um tempo para que o medicamento saia totalmente do organismo. Casos de anticoncepcionais injetáveis ainda mais tempo, mas assim que a medicação começar a sair do organismo a ovulação voltará normalmente. Pode-se esperar cerca de 3 ou 4 ciclos para que essa medicação deixe que os ovários ovulem e acreditem, eles estarão da mesma forma de como estavam antes do anticoncepcional.

O antiovulatório congela no tempo os óvulos e eles estarão muito mais saudáveis apesar da idade da mulher. Podemos então dizer que tomar anticoncepcional é um bom negócio para quem deseja engravidar mais tarde.

Enquanto se espera a gravidez acontecer deixe tudo em ordem, a mente e o corpo, assim o tempo parece assar mais rapidamente e o positivo vem mais naturalmente como consequência.

Bjus até a próxima!

Patricia Amorim é Mãe, esposa e blogueira. Ex tentante, agora ativa, mas ainda sim uma eterna tentante que escreve no blog Trocando Fraldas.

Add comment


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22