Por que meu bebê chora tanto?

julho 30, 2014 by in category Comportamento do Bebê, Sono do Bebê with 0 and 0
Home > Blog > Comportamento do Bebê > Por que meu bebê chora tanto?

No post de hoje falaremos de um tema muito discutido entre as mamães – o choro do bebê. Para muitas, isso é bastante natural, uma maneira dos bebês se expressarem e passarem sua mensagem para o mundo. Mas e quando sai do que é considerado normal?

Sabemos que os bebês possuem a sua linguagem e que cada “tipo” de choro quer dizer uma coisa diferente, mas com o tempo, os pais podem perceber quais são os motivos que deixam os filhos mais irritados. Vamos listar aqui algumas coisas que causam os protestos nos bebês para ajudar os pais na difícil tarefa de descobrir o que está acontecendo:

bebe chorando

Foto: Reprodução

Fome! Talvez o principal motivo. Não há bebê que não chore quando está com fome e as mães descobrem isso especialmente à noite, quando não estamos atentas ao horário certo para amamentar – o choro soa como um alarme.

– Sono! Bebês com sono ficam extremamente irritados e se não forem atendidos, certamente entrarão no tal efeito vulcão. Falaremos mais sobre este efeito mas basicamente é algo hormonal onde as crianças ficam com muito sono mas não conseguem dormir de maneira nenhuma. Por conta dos hormônios elas levam muito tempo para se acalmar e consequentemente para finalmente dormir. Dica: quando seu bebê der sinais de sono, já o coloque para dormir. Não espere o efeito vulcânico!

– Cólicas! As cólicas incomodam demais os pequenos. Eles precisam de um tempo para o amadurecimento do intestino e sofrem muito com isso. Para aqueles amamentados com leite materno, o sofrimento é um pouco menor, mas isso também não é garantia que seu bebê não irá sentir dor nenhuma. As cólicas acontecem bastante no fim do dia, visto que o stress do dia também contribui para aumentar as cólicas. Os bebês menores geralmente vão dormir mais tarde por causa desta dor. Faça massagens, esquente a barriguinha do seu bebê, o coloque no seu colo com a barriguinha para baixo. Tudo isso pode ajudar.

bebe chorando

Foto: Reprodução

Frio ou calor! A pele do bebê é bastante sensível e isso faz com que eles sintam muito incômodo quando estão com frio ou com calor. Observe se seu filho está com roupa demais ou de menos e tente deixá-lo o mais confortável possível.

– Roupas apertadas ou machucando em algum lugar! Roupa de bebê é algo encantador. Na hora das compras, muitas mães não são orientadas sobre botões ou enfeites que existem nas roupinhas e que atrapalham tanto o bebê. Pense nisso se seu bebê estiver chorando. Será que não tem nada incomodando?

– Fraldas! Elas não necessariamente precisam estar sujas, o que obviamente faria seu bebê chorar. Preste também atenção no tamanho das fraldas. Estão apertadas, muito largas, machucando em algum lugar? O plástico marca o corpo do seu bebê? Pesquise entre as diversas opções de marca para achar a que seja melhor para seu filho!

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

– Assaduras, dentes, resfriado! Qualquer dor vai fazer seu bebê chorar. Os dentinhos crescendo podem causar até diarreia e febre. Em alguns casos, é necessária inclusive uma visita ao pediatra. As assaduras também devem ser tratadas com bastante cuidado e dedicação, já que a pele do bebê é extremamente sensível.

– Arroto! Nem sempre o bebê mama e arrota. Ficar com aquele ar dentro do corpinho pode incomodar os bebês. Muitos estão chorando e assim que tirados da posição horizontal conseguem arrotar e param de chorar na hora!

– Saudade da mamãe! Alguns bebês sentem mais necessidade de contato físico do que outros. Tente passar mais tempo com seu bebê no colo ou dar mais atenção para seu filho quando ele não estiver chorando, assim ele não criará uma associação: choro x colo. Entretanto, muitas vezes, a única coisa que resolve mesmo é colinho e carinho de mãe.

Se você já checou todos estes “itens” e seu bebê não se acalmou, procure um pediatra. Muitos bebês são mesmo chorões e isso faz parte da personalidade, não há nada de errado, e os pais só precisarão de mais paciência e tranquilidade para lidar com a situação, entretanto, só o pediatra é capaz de fazer esta avaliação.

 

Add comment

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22