Teste do Pezinho e Outros Exames Ainda na Maternidade

janeiro 14, 2014 by in category Diversos with 0 and 0
Home > Blog > Diversos > Teste do Pezinho e Outros Exames Ainda na Maternidade
Existem alguns exames rotineiramente realizados nas maternidades nos recém-nascidos. Mas quais são e para quê servem? Numa linguagem geral, eles são realizados para diagnosticar precocemente alguma doença bem como para avaliar o estado geral de saúde do bebê.
 
No post de hoje listaremos os principais exames e o que eles são capazes de diagnosticar para que as mamães fiquem informadas de tudo que acontecerá com seus bebês desde o momento do nascimento.
 
Teste do Pezinho (deve ser realizado após amamentação): diagnostica deficiência no metabolismo, hipotireoidismo congênito, doenças no sangue, fibrose cística, além de detectar um tipo de câncer infantil chamado córtex adrenal.
Teste do Pezinho Ampliado: identifica até 30 doenças diferentes.
Screen Auditivo ou teste da orelhinha: avalia a capacidade do bebê de escutar.
Tipagem sanguínea: identifica o tipo de sangue do bebê. Este exame é feito através do sangue colhido no teste do pezinho.
Teste do Coraçãozinho: identifica doenças no coração do bebê.
Reflexo Vermelho: avalia os olhos do bebê (catarata ou glaucoma).
 
Além de todos estes exames, assim que o bebê nasce, é feito o teste de Apgar. Neste procedimento indolor, serão avaliados:
– Respiração
– Frequência Cardíaca
– Cor da Pele
– Reflexos
– Tônus muscular
No Apgar, o bebê receberá uma nota onde será possível avaliar se há necessidade de intervenção médica. Geralmente o teste é feito duas vezes, já que o bebê pode sofrer um stress no parto e se recuperar rapidamente, melhorando sua nota consequentemente.
 
Os exames que ainda não são obrigatórios por lei são o teste de pezinho ampliado e o teste do coraçãozinho, portanto, tão importante quanto conhecer os exames é exigir que eles sejam feitos. Um diagnóstico precoce pode minimizar as sequelas e principalmente determinar a eficiência de tratamentos e a cura de doenças.

Add comment

Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22