Pesquisar
Close this search box.

White Noise – Ajuda ou Atrapalha?

white noise ou ruído branco

Como consultora de sono, costumo indicar o white noise (ou ruído branco) para minhas clientes. E eu já vi resultados excelentes apenas incluindo este som no sono das crianças.

Os principais motivos da minha recomendação são:

  • Bebês estão acostumados com sons altos. Dentro do útero, o barulho que ele escuta pode ser comparado a um aspirador de pó ou a um cortador de grama! Por este motivo, muitos bebês não gostam de dormir no silêncio total e se sentem “em casa” com o white noise.

  • Bebês que dormem com o white noise todas as noites costumam dormir por mais tempo, dando mais tempo para os pais descansarem.

  • Ele reduz o stress dos bebês. Todo o estímulo que o bebê recebe durante o dia pode deixar os pequenos estressados. Lembramos aqui também que o stress aumenta a incidência de cólicas e esta dor acaba com o sono de qualquer criança!

  • É um recurso fácil de implementar.

Hoje qualquer pessoa encontra o white noise (ou ruído branco) na internet e consegue fazer o download gratuito.

Uma pesquisa recente em um periódico americano (Pediatrics) colocou o uso do white noise em questão. Queria dividir aqui com vocês as desvantagens de usar este som no sono dos bebês (para que cada uma tire sua conclusão):

  • O estudo mostra que usar o white noise muito alto pode prejudicar a audição do bebê.

Outro prejuízo? Não, apenas esse.

A conclusão dos especialistas que escreveram o artigo foi que o volume do som não deve ultrapassar 50 decibéis e que o aparelho de som deve ser colocado pelo menos 2 metros longe do berço.

Em minha opinião, o white noise continua sendo um excelente recurso para ajudar o sono dos bebês. Ele traz segurança e tranquilidade para os pequenos. Cuidados como não deixar algo muito alto perto do ouvido do bebê devem ser tomados com qualquer som. Quando o assunto é a segurança dos bebês, precauções como esta são claramente óbvias.

 

*Foto: Reprodução

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes