Elogios. Ajudam ou prejudicam?

16 de janeiro de 2013 por no assunto Diversos with 0 and 0
Queridas leitoras. Há algum tempo comecei a pesquisar sobre a enxurrada de elogios que fazemos para nossos filhos. Até que ponto isso é bom ou interfere na personalidade e/ou desenvolvimento das crianças e fiquei surpresa com a quantidade enorme de pesquisas recentes sobre isso e quanta controvérsia existe sobre este assunto.
Muitos acreditam que elogiar é sempre bom. Aumenta a autoestima, a motivação, ajuda na formação da personalidade, etc.
Em contrapartida, muitos pesquisadores acreditam que elogiar demais atrapalha e tira a espontaneidade das crianças que são transformadas em seres que só reagem quando sabem que vão receber uma recompensa exterior – o elogio – e que crianças muito elogiadas se acham melhores, mais bonitas e principalmente mais importantes que os outros.
Uma interessante matéria da revista Veja de fevereiro de 2012 inclusive mostrou que crianças até os 8 anos aprendem com os elogios mas não criam lições de críticas negativas. Ou seja, gastamos saliva dando bronca ou querendo dar lições de moral nas crianças até esta idade. Segundo esta pesquisa, o aprendizado das crianças até 8 anos só acontece através das palavras positivas: elas aprenderão que não se deve mexer no fogão por exemplo se ao entrar na cozinha serem parabenizadas por se comportarem bem. Será? Nunca iria discutir com a neurociência, mas nada melhor do que a “ciência em casa” que nos mostra que muitas vezes uma bronca ou um castigo são necessários. Se não tiver grande influência para o futuro, pelo menos naquele momento funciona!
Depois de ler tantas coisas, acredito que os elogios bem feitos e bem colocados ajudam e como tudo nesta vida, o equilíbrio é a melhor solução. Prefiro seguir meu coração de mãe, mostrar o que é certo e o que é errado e principalmente elogiar minha pequena quando merecer, sem deixar de mostrar que as outras pessoas e principalmente as outras crianças fazem coisas certas e erradas e todos devem aprender com isso. Apesar de achar (como a maioria das mamães acham!!) que minha filhota é a melhor coisa do mundo, tenho que me controlar para não deixar que ela ache isso também! Educar é um grande desafio…

Beijos 

Add comment


Todos os direitos reservados à Maternity Coach • Por Criativa 22